
São muitos os fatores que fazem com que a nossa pele tenha um aspeto murcho com o passar do tempo: a exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e, claro, a alimentação.
O certo é que podemos evitar alguns alimentos ou até substituí-los por outros mais saudáveis.
Mas afinal quais são os alimentos que deve evitar na lista de compras?
1. Café
Embora seja uma parte essencial do pequeno-almoço de muitas pessoas, está provado por nutricionistas que o consumo de café aumenta os níveis de cortisol, a hormona do stress, que produz um aumento da insulina, uma maior inflamação celular e alteração da barreira cutânea que pode causar processos de hipersensibilidade ou manchas.
2. Batatas fritas
Nem artesanais, nem feitas em casa. As batatas fritas contém produtos finais da gordura avançada. A abundância de gorduras no óleo causa problemas ao organismo e, no caso das batatas fritas, que são servidas com muito sal, o excesso de sódio desidrata o tecido cutâneo, causando rugas. Uma boa opção para substituir as batatas fritas é a batata doce assada.
3. Pão
O pão francês, de forma e o croissant são produzidos com farinha branca, carboidrato de alto nível glicémico. que quando é consumido em abundância causa inflamação no corpo por aumentar as moléculas tóxicas do nosso organismo. Para substituir este alimento, aposte em versões integrais e com grãos, que são excelentes fontes de fibra.
4. Manteiga
Se consegue eliminar o pão também consegue eliminar a manteiga, esta por ser rica em gordura e muitos aditivos químicos, torna a pele vulnerável à radiação ultravioleta, que danifica o colagéno e elastina, proteínas de sustentação. Para substituir este alimento tem o abacate, pastas de amendoim, azeite e queijos magros.
5. Álcool
Não necessariamente um alimento mas o que mais danos causa à pele, para além de vermelhidão, inchaço, perda de colagéneo e rugas, o álcool desidrata a pele e acaba com os nutrientes, principalmente a vitamina A.
6. Sal
A estrela dos condimentos. O consumo excessivo do sal provoca a hipertensão, inchaços pelo corpo e contribui como um dos principais agentes da desidratação da pele. Também pode afetar a a saúde dos rins e interferir no metabolismo dos ossos. Este pode ser substituído por orégão e outras ervas.
7. Carne processada
Salsicha, linguiça e bacon são alguns exemplos de carnes processadas. Estas são constituídas por aditivos que causam as rugas e marcas de expressão. O tofu é uma alternativa e se não for muito fã deste alimento, frango ou peru são os mais aconselhados.
8. Chocolate
A maioria das barras de chocolate não são benéficas para a saúde pois o cacau contido nelas é altamente processado perdendo os componentes benéficos para a saúde. o substituto perfeito é o cacau puro, a única forma de comer chocolate de maneira saudável.
9. Açúcar
O excesso de açúcar em doces, bolos e biscoitos são altamente prejudiciais para a pele, nele estão envolvidos processos inflamatórios como o acne. Para substituir os doces, procure frutas frescas ou secas, adocicadas naturalmente.
10. Pizza de pepperoni
Este alimento parece ser muito delicioso mas só traz problemas. Este é composto carnes processadas, como o pepperoni, que pode causar uma ação pró-inflamatória. A inflamação faz com que o corpo envelheça de dentro para fora. Já para não falar na gordura e e sal presentes. Neste caso opte sempre por pizzas sem carne ou até mesmo vegetariana.