
Para quem ama ler um bom romance, estes são os livros perfeitos para adicionar à sua lista de leituras. Confira.
1. A Tatuadora de Jaipur
Composto por 4 partes, o livro 'A Tatuadora de Jaipur' conta a história de Lakshmi Shastri, uma rapariga indiana cheia de ambição e objetivos, que aos 17 anos de idade foge de um casamento arranjado com Hari, um homem preguiçoso e cheio de dívidas, e foge para a cidade de Jaipur, a conhecida "metrópole cor-de-rosa". É lá que se reinventa como artista, conseguindo tornar-se tatuadora de hena das mulheres mais ricas da cidade, que a procuram não só pelo talento excecional como também pelos seus poderes de curandeira e pela sua discrição como confidente. A sua vida parece estar encaminhada, mas o aparecimento de uma irmã que desconhecia que existia, vem mudar tudo.
O livro retrata a Índia dos anos 50, e apresenta uma história intensa de uma forma simples e cativante. Aborda temas importantes como as diferenças sociais, o controlo das mulheres sobre os seus corpos e vida, a discriminação, o aborto, a violência doméstica entre muitos outros temas.
As personagens são enumeradas no início do livro, uma técnica difenciadora, poupando longas apresentações sobre as personagens durante a história. Também está repleto de palavras indianas, dando um toque cultural à história. No final do livro é apresentado um glossário e algumas receitas indianas típicas que são apresentadas ao longo da história, dando um toque especial ao romance.
Da ASA editora, o primeiro romance escrito por Alka Joshi que nasceu na Índia e que foi viver para os Estados Unidos. Esta obra foi um verdadeiro sucesso que incentivou a autora a continuar a história dos seus personagens numa trilogia.
Um livro que acredita que todos os sonhos podem tornar-se realidade, tal como saber largar e aceitar novos rumos quando os antigos já não correspondem.
2. O Segredo de Dior
Natasha Lester, uma oradora bastante solicitada que adora ensinar escrita conta três histórias de três mulheres diferentes que estão interligadas por meio de muitos mistérios.
A primeira história inicia-se em 1929, onde se conhece as duas irmãs Penrose, Skye e Liberty, filhas de uma mulher solteira, estas são posta de lado devido aos padrões sociais. É nesta altura que Skye, uma das personagens principais, conhece Nicholas , este criam uma forte amizade. Passados 10 anos, Skye torna-se uma uma destemida piloto de aviões e que contribui para o esforço de guerra.
Noutra linha temporal, em 1947, em pós-guerra conhece a história de Christian Dior que apresenta a sua primeira coleção a um mundo cansado da guerra e da dor. Por sua vez também apresenta o primeiro perfume, que batiza de Miss Dior, em homenagem à irmã Catherine Dior, que por forças dos serviços prestados á resistência francesa acabou por ser deportada para o campo de concentração de mulheres de Ravensbruuck.
Na atualidade conhece-se a história de Kat Jourdan, uma conservadora de moda num museu na Austrália mas que descobre uma coleção de vestidos Dior, numa cabana vazia na Cronualha, que pertence à avó. Ainda nesta linha temporal, conhece um escritor que entra em contacto com Kat, pois procura uma mulher como nome da sua avó, e que teve um papel importante na Segunda Guerra Mundial. Kat começa a duvidar de tudo o que pensava saber sobre a sua avó.
Um livro da Porto Editora, que é capaz de levar qualquer um à beira das lágrimas, por isso garanta um pacote de lenços enquanto lê este livro.
3. As Três Mulheres no Beiral
O terceiro livro de Susana Piedade que nasceu no Porto e que tem uma paixão única pela escrita. 'As Três Mulheres no Beiral' foi finalista do Prémio Leya em 2021.
Este livro conta a história de uma família que mora em plena Baixa do porto numa rua repleta de prédios e repleta de vida. Numa dessas casas mora Piedade desde que se lembra, no entanto o terror acontece e os proprietários e investidores só pensam em livrar-se dos inquilinos, que vão resistindo às ameaças como podem. É no meio desta confusão que se desenrola a história da família de Piedade que está reunida por força das circunstâncias, mas dividida por sentimentos e interesses.
Piedade é quem mais trata da casa; José maria, o filho incapaz de se impor e tomar decisões; Madalena, a neta que regressa com a filha ao lugar onde foi criada para reviver episódios marcantes do passado; E Eduardo, o neto egocêntrico e conflituoso que sonha em ser rico desde criança e a quem a venda da casa só pode agradar.
Um livro com personagens marcantes e bem desenhadas que retratam um confronto familiar que revelará segredos que se pensam esquecidos e enterrados.