
Quanto menos formos à rua melhor, especialmente quando estamos a duas semanas na data estimada do pico da Covid-19 no nosso país.
Assim, se é das pessoas que faz de tudo para não romper este período de isolamento social voluntário, vamos mostrar-lhe que não precisa de deixar de comer pão, pois há uma forma muito simples de o fazer em casa.
Só precisa de uma boa panela [as melhores são as de ferro fundido com tampa e que vede bem. Quando escolher a sua panela, deixe de parte todas as que tenham plástico [as asas, por exemplo]. Quanto ao tamanho, que tenham cerca de três a quatro litros de capacidade.
Quanto aos ingredientes:
- 950 g de farinha de trigo (ou de mistura, se preferir)
- 1 colher de chá de fermento seco de padeiro
- 2 colheres de chá rasas de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 750 ml de água morna
(se gostar pode acrescentar um pouco de nozes, passas, avelãs, sementes de girassol...)
Misturar a farinha, sal, fermento e acúcar numa tigela grande e acrescentar a água. Mexer muito bem e amassar. Tapar a tigela com um pano e deixar a massa levedar à temperatura ambiente de 12 a 20 horas, no máximo. Por se tratar de fermento seco, há que dar mais tempo para a massa levedar. A nossa sugestão é que amasse à noite e faça o pão na manhã seguinte. Assim, fica com pão ainda quentinho para o pequeno almoço.
Por se tratar de fermento seco, há que dar mais tempo para a massa levedar. A nossa sugestão é que amasse à noite e faça o pão na manhã seguinte. Assim, fica com pão ainda quentinho para o pequeno almoço.
Tirar do forno e deixar arrefecer um bocadinho. Pronto a ser saboreado.