
Marcado pelo 10º aniversário, o relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Happiness Report) da ONU divulgou os dados que revelam os países mais felizes do mundo.
Em primeiro lugar, pelo 5º ano consecutivo, está a Finlândia. O pódio completa-se com a Dinamarca em segundo e a Islândia em terceiro.
Apesar de ser uma edição marcada pela pandemia (com dados de 2019-2021), Portugal voltou a subir no ranking e chega ao 56º lugar, entre os 146 países da lista.
Este ranking é elaborado com base em seis específicos dados como o PIB per capita, a expetativa de vida saudável, apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção.
"Os níveis gerais de avaliações permaneceram bastante estáveis durante os dois anos de Covid-19, acompanhados por mudanças modestas nos rankings globais.", lê-se no documento da ONU.
Para completar o top 10 os países com melhor resultado foram a Suíça, Países Baixos, Luxemburgo, Suécia, Noruega, Israel e a Nova Zelândia.
A França foi um dos países que alcançou a sua classificação mais alta, em 20º lugar. O mesmo não se pode dizer do Canadá que obteve o pior resultado da história, em 15º lugar.
Quanto aos países mais infelizes do mundo, estes encontram-se essencialmente em África e na Ásia Central. O Afeganistão teve a pontuação mais baixa.