
Portugal está na segunda posição do ranking relativo aos melhores países para fazer enoturismo, segundo análise publicada no blogue da Bounce, empresa de armazenamento de bagagens, com uma pontuação de 7,88 em 10. A liderar a lista ficou a Itália (8,28), enquanto Espanha (7,16), França (6,86) e Nova Zelândia (5,53) compõem o top 5.
"Portugal tem duas regiões produtoras de vinho designadas como Património Mundial da UNESCO, uma das quais produz o vinho mais reconhecível de Portugal, o Vinho do Porto. A reputação internacional no que toca à produção de vinhos únicos pode também ser o motivo pelo qual o país tem o maior número de rotas de vinho", pode ler-se no artigo, que concluiu também que somos o país que mais consome vinho entre os 26 presentes na lista, com os portugueses a beberem 0,47 litros por pessoa.
No site estão ainda explicados os fatores que contribuem para esta tabela, a saber o consumo médio de vinho por 100 mil pessoas em milhões de hectolitros, a produção média de vinho por 100 mil pessoas em milhões de hectolitros, a quantidade de vinícolas no país em milhares de hectares, as rotas de vinho por 100 mil pessoas e o custo de garrafa de vinho.
No outro ranking divulgado, Portugal falhou o top 5 dos maiores exportadores de vinho, composto por Itália, Espanha, França, Chile e Austrália. Adicionalmente, Portugal é o terceiro país onde as garrafas de vinho são mais baratas (4,51 dólares por garrafa), apenas atrás de Argentina (3) e Hungria (4,32).