'

Notícia

Lifestyle

Quem diria! Chá de canela é o melhor remédio para o organismo

É fã de canela? Perfeito, esta especiaria tem muitos segredos que trazem benefícios para o organismo. Revelamos tudo.
27 de julho de 2022 às 19:47
...
canela Foto: Pixabay

A canela possui propriedades e muitas delas anti-inflamatórias. Um dos seus principais usos é em forma de chá, que traz inúmeros benefícios ao corpo.

Para além de ser saboroso, este é um potente aliado para quem deseja ter uma vida saudável. Uma xícara de chá, com uma colher (de chá) de canela em pó tem apenas 6 calorias. Para além disso é uma fonte de cálcio, ferro e potássio.

1. Ajuda no controlo da diabetes

A canela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatória, que protege as células do pâncreas e melhora a função da insulina, prevenindo a diabetes.

2. Promove o emagrecimento

A canela contém cinamaldeído, um composto que estimula o aumento do metabolismo, fazendo com que o corpo queime o excesso de gordura corporal e promovendo o emagrecimento. Além disso, esta especiaria devido ao seu sabor mais doce é uma ótima opção para substituir o açúcar e diminuir as calorias da dieta.

3. Previne doenças cardiovasculares

Os compostos antioxidantes presentes nesta especiaria ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol. Para além de ter componentes que promovem a saúde relaxando as artérias ajudando no controlo da pressão arterial.

4. Combate cáries e o mau hálito 

A canela é composta por propriedades bactericidas que combatem os problemas bucais, como cáries, gengivite e mau hálito.

5. Melhora o humor 

Com as propriedades anti-inflamatórias da canela, esta evita a inflamação nas células do sistema nervoso central, melhorando a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, felicidade e bem-estar geral.

6. Melhora a digestão 

Esta melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes, melhorando a digestão e problemas como a distensão e excesso de gases.

7. Melhora a saúde sexual 

Considerada uma especiaria afrodisíaca por ter propriedades estimulantes e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e favorecendo o bem-estar e o prazer.

É importante referir que o chá de canela não é aconselhável a grávidas por ter efeitos abortivos.

Como pode fazer o chá de canela em pau 

Para fazer o chá de canela em pau basta colocar duas xícaras de água (500ml) a ferver com um pau de canela. Após levantar fervura, mantenha em fogo baixo por 5 minutos e desligue. Remova o pau de canela e deixe arrefecer para beber.

Como fazer chá de canela em pó 

Uma boa forma de ingeri-la é com a infusão do pó, que não deve ser fervido com a água, pois pode fazer com que ela perca grande parte dos nutrientes. Então, acrescente o ingrediente após tirar a água do lume e aguarde uns minutos para que ele liberte as suas propriedades e aromas. Beba o chá ainda quente. Aconselha-se a beber o chá de canela em pó assim que este estiver preparado. Se guardar no frigorífico ele pode ficar amargo e perder as propriedades da especiaria.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever