
'Daqui a Nada' foi o primeiro romance escrito pelo então futuro jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, que, recordando os seus 20 anos, se classifica como sendo "um leitor ávido de livros".
Numa entrevista recente à Rádio Renascença, o pivô do 'Jornal da Noite' (SIC) garante ter a sensação de que "foi ontem". "Isto é um alerta para todos, porque o tempo passa depressa! Necessariamente, 30 anos operam uma enorme diferença em qualquer pessoa e um autor não poderá ser, de forma alguma, exceção", salienta o jornalista.
Rodrigo Guedes de Carvalho afirmou que a sua inspiração consiste no "poder de observação", poder esse que revela ter desde pouca idade, recordando-se a si próprio como um "espetador, um observador". O escritor assume, à distância de três décadas, que vivia a "fresca ingenuidade" e confirma que 'Daqui a Nada' – uma obra que leva a chancela da D. Quixote – tem "fragilidades próprias da época em que foi escrito". "Mas eu não o quis alterar muito", diz, garantindo que prefere "avançar para outros livros": "Aquele livro, para o bem e para o mal, é o que é. É o meu início. Dele me orgulho assim."
Rodrigo recorda o tempo em que começou a escrever esta primeira obra: tinha apenas tinha 19 anos e foi nas férias de verão que decidiu fechar-se no quarto e, em cima de uma mesa de jogo, começar a escrever. O escritor refere ainda que a escrita deste livro surgiu de uma necessidade pessoal de se auto-testar. "Lembro-me perfeitamente que tomei a decisão sobretudo para tentar perceber se eu conseguiria pôr de pé um romance".
Para além deste livro, Rodrigo Guedes de Carvalho confirma ainda à Rádio Renascença que tem um novo livro para sair em abril. "Já andamos para cá e para lá com as revisões entre mim e a editora." Porém, não revela muito acerca deste livro, apenas sublinha que "as personagens de outros romances acabam por infiltrar-se no novo romance".