Fátima (Júlia Palha) persegue Carlota (Sofia Alves) depois desta a ter tentado matar. A vilã que escapuliu da cadeia tenta fugir caminhando por cima de um dos lagos congelados. A queijeira pede-lhe para não continuar. "O gelo vai partir! Não faça isso!", pede.
Este cede ao peso, estala por baixo e quando Fátima se aproxima acaba por abrir um buraco que engole a vilã. Carlota vem à superfície, em choque térmico. Agarra-se à placa de gelo, aflita, tentando subir, mas não consegue. Fátima enfia o braço dentro de água para salvar a mulher que quase a matou, quando surge Tomás (José Mata).
A queijeira ignora os avisos do montanhista e estica-se para salvar a vilã mas acaba por também cair à água. Tomás, consegue com um ramo salvar Carlota mas Fátima desaparece. Ele não desiste e acaba por descobri-la e tirá-la da água. Contudo, a filha de Silvério (Pedro Laginha) está inconsciente. Ele prepara-se para lhe fazer respiração boca a boca quando ela acorda. "Fátima, estás a salvo! Vais ficar bem, vais ficar bem", diz ele. Ouvem-se ao fundo ambulâncias e bombeiros.
DE VOLTA AO INÍCIO
Carlota foi presa, Guida (Laura Dutra) e Nicolau (João Mota) estão a ter aquilo que ela chama de "casamento do século". Aproveitando que estão todos distraídos com os noivos, Tomás agarra em Fátima e diz que precisa falar com ela. Ela ainda está abalada depois de quase ter morrido congelada no rio e segue-o, mas ele venda-a. Quando lhe destapa os olhos ela repara que estão no abrigo onde se conheceram. A lareira já está acesa, há almofadas, cobertores, comida, vinho, flores e velas. Ele explica-se. "É o sítio onde, até hoje, fui mais feliz. Onde começou o amor da minha vida. Um amor que passou por todas as provações mas que se mantém tão forte como no dia em que… como na noite em que nos conhecemos aqui", declara-se.
Depois aproxima-se dela mas esta trava-o. "O que é que estás a fazer?", pergunta-lhe. Contrariamente ao que esperava o rapaz não hesita. "O mesmo que tu…", responde-lhe. Ela não desiste. "Eo que é que nós estamos a fazer?", diz-lhe. Ele sorri. "A recomeçar uma história de amor que espero que não acabe nunca", atira embevecido. "Amo-te! Ficas comigo?", pergunta-lhe. "Para sempre", diz ela feliz. Beijam-se de novo e envolvem-se com volúpia. Vão fazer amor. Vemos num reflexo o casal a trocar carícias.