
O sistema hormonal de uma mulher parece uma autêntica montanha russa. Tão depressa rimos como já estamos a chorar, ora apetece-nos ir a um determinado sítio com tão depressa mudamos de ideias. Tal como somos capazes de devorar uma caixa inteira de bolachas sem sabermos bem de onde vem toda esta gula.
A TPM (tensão pré-menstrual), a menstruação e a menopausa mexem, e de que maneira, com as nossas hormonas, e coitados daqueles que tiverem de levar connosco. Mas nem tudo está perdido. Há uma forma de minimizar os efeitos das alterações hormonais e é através da alimentação. Uma alimentação adequada pode atenuar os sintomas e ajudar a equilibrar as hormonas. Só tem de escolher os alimentos certos. Damos-lhe alguns exemplos.
ABACATE E VEGETAIS DE FOLHA VERDEEste fruto é dos alimentos mais importantes na hora de regular os níveis de hormonas, especialmente aquelas que estão relacionadas com o stress. Já os vegetais são dos mais eficazes a controlar o cortisol (hormona do stress).
SEMENTES DE LINHAÇA, BRÓCOLOS E ROMÃSão bons exemplos de alimentos que conseguem equilibrar as principais hormonas do corpo humano.
FEIJÕES, SALMÃO E QUINOAEstão no topo dos alimentos mais adequados para controlar as hormonas que interferem com o apetite.
FRUTOS SECOSAjudam a manter de forma adequada as hormonas que interferem com os níveis de açúcar no sangue.
BEBIDAS DE SOJA
Ajudam com as hormonas que interferem com a temperatura corporal.