
Não precisa de ser nutricionista para saber ir ao supermercado. Mas convém ter algumas noções de nutrição, avisa-nos Maria João Ibérico Nogueira, autora do livro ‘Dieta à sua Medida’.
O site FLASH! falou com a nutricionista que nos deixou estas dicas valiosas para que não seja uma tortura ir às compras quando está de dieta.
1 – NUNCA VÁ DE ESTÔMAGO VAZIOQuando temos fome, acabamos por fazer compras por impulso, tais como bolachas ou batatas fritas de pacote. Já quando estamos saciados, acabamos por ser mais racionais e comprar só o que é essencial.
2 – FAÇA UMA LISTA E LIMITE-SE A ELAFazer listas de compras ajuda-nos a poupar tempo e obriga-nos a organizar as refeições da semana. Por outro lado, é mais difícil comprar alimentos dispensáveis, uma vez que não estão na lista. Basicamente, ajuda-nos no autocontrolo.
3 – COMPRE LEGUMES FRESCOS, MAS TAMBÉM CONGELADOSÉ fundamental termos sempre legumes no congelador. Uma vez que as refeições principais devem ser sempre acompanhadas de legumes, se os frescos terminarem a meio da semana, podemos sempre compensar com os congelados.
4 – NÃO PRECISA DE LER OS RÓTULOS TODOS, MAS CONVÉM SER CAPAZ DE OS ENTENDERNormalmente as pessoas só se preocupam com as calorias ou com os açúcares. Mas os rótulos dão-nos muito mais informação do que isso. E o marketing das embalagens está cheio de ratoeiras. A primeira coisa que devemos fazer é ler os ingredientes de um produto embalado. Eles estão por ordem de grandeza, o que significa que a primeira informação que aparece corresponde ao nutriente em maior quantidade e a última ao ingrediente em menor quantidade.