
Nuno Markl descobriu que a sua série ‘1986’, produzida para a RTP, tem um fã especial em Kiev e, esta terça-feira, fez o devido tributo através das suas redes sociais. Trata-se de Vladlen, estudante e tradutor ucraniano que trabalha no Centro de Língua Portuguesa Camões na capital ucraniana e que, por isso, tem ajudado os jornalistas portugueses no local. Francisco Penim, jornalista da CMTV, foi um dos profissionais a ser auxiliado por Vladlen na Ucrânia, e foi quem alertou que este havia feito uma reconstrução de algumas das cenas da série criada por Nuno Markl com alguns amigos, nas ruas ucranianas.
"Malta, ganhei o dia. (…) Em 2019, ainda algo longe da tragédia que está a acontecer na Ucrânia, começou a história de amor entre o Vlad, os seus colegas e a minha série, ‘1986.’ Nessa altura, para um trabalho escolar, eles puseram a fanzice a render: e, de repente, houve ruas de Kyiv que se transformaram no meu bairro de São Domingos de Benfica, e o Vlad e os seus amigos recriaram cenas da série, vestindo a pele das personagens com um entusiasmo contagiante. Fiquei mesmo emocionado com isto. Ao saber disto pelo Francisco Penim, que foi a gentil ponte entre o Vlad e eu, gravei um vídeo para o Vlad, que o Francisco lhe fez chegar", começou por contar o humorista.
Nuno Markl transcreveu de seguida a mensagem que lhe fora endereçada por Vlad: "Nós gravámos o vídeo quando estávamos no 2º ano na universidade (andando pelas ruas, dizendo o mesmo texto, copiando o comportamento dos heróis etc. como na série!) O vídeo foi feito com muito carinho pela sua criação. Queríamos reproduzir o 1º episódio da série '1986' assim aperfeiçoando o nosso português e reproduzindo ao mesmo tempo as falas dos heróis da série. E na verdade, graças aos vídeos como este conseguimo-nos distrair do que se passa fora... Estou a sentir mesmo um apoio enorme e são estes os vídeos com a ajuda dos quais nos conseguimos manter contentes e com a fé que a vida normal existe, e que logo voltaremos a esta. Muito obrigado, Nuno! Espero que nos encontremos um dia em Portugal. Esperamos que goste deste vídeo! Foi feito mesmo com muito carinho pela série criada por si!"
Ver esta publicação no Instagram
"Vlad, isto foi a melhor coisa de sempre. Um grande, grande abraço para ti, os teus colegas e professores. Obrigado, mantenham-se seguros e muita força!", rematou o comediante, juntando a reinterpretação de ‘1986’ por parte dos jovens ucranianos e a sua mensagem a Vlad.