'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
clima

Impressionante: Canadá bate recorde de temperatura pelo terceiro dia consecutivo

Onda de calor, partilhada com os Estados Unidos, já causou mais de 100 casos de morte súbita no país. Especialistas falem em 'cúpula de calor.'
30 de junho de 2021 às 17:05
calor, sol, altas temperaturas, canadá
calor, sol, altas temperaturas, canadá Foto: Getty Images

O Canadá tem sido, nos últimos dias, um país fustigado pelo clima, com uma onda de calor histórica a afetar a costa do Pacífico canadiano. Pelo terceiro dia seguido, a localidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, que se localiza a 260 quilómetros de Vancouver, registou um recorde de temperatura chegando aos 49,6ºC, batendo a medição existente previamente ao fenómeno atual por 4,6ºC, sendo que habitualmente os recordes são batidos por frações de grau.

As consequências não tardaram com 134 casos de morte súbita a terem sido registados na área de Vancouver desde sexta-feira, de acordo com a ‘CTV News’, a maioria de pessoas entre os 70 e 92 anos, com o calor a ser considerado um fator decisivo. 

A onda está também a afetar os Estados Unidos, nomeadamente em locais como Portland, no estado do Oregon, ou Seattle, no estado de Washigton, onde locais, como é exemplo uma das sedes da Amazon, estão a ser transformados em zonas de refrigeração, com os órgãos políticos locais já abriram inclusive as piscinas para que os cidadãos possam escapar ao calor.

Para os meteorologistas, as elevadas temperaturas devem-se a uma ‘cúpula de calor’ - onde, após a subida das massas de ar quente, a alta pressão do ar retém o calor mantendo-o junto ao solo - cujo efeito foi agravado pela proximidade com o solstício de verão. Vários especialistas, segundo a ‘Forbes’, acreditam que esta onda de calor está ligada às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável