
A pandemia de covid-19 está mais controlada em todo o mundo graças à vacinação, mas ainda estamos longe de poder voltar à normalidade, até porque, com o frio do inverno a chegar, como já era de esperar, o número de infeções está novamente a disparar.
Embora os governantes continuem a afastar a hipótese de novo confinamento, na Madeira, por exemplo, acabam de ser instauradas as medidas mais restritivas até agora em Portugal, devido ao aumento de casos, de hospitalizações e de mortes naquela região.
Miguel Albuquerque, presidente regional da Madeira, anunciou na semana passada que o arquipélago entrará em situação de contingência e que os não-vacinados não vão poder 'exercer atividades no setor público ou privado'.
Isto significa que quem não se quis vacinar não vai poder ir ao cabeleireiro, ao ginásio, a um bar ou ao cinema.
Mas, mesmo para quem é vacinado, vai passar a ser exigido não só o certificado de vacinação, mas também um teste antigénio semanal para poder exercer essas mesmas atividades.
Por isso, se vive no Continente ou nos Açores, aproveite bem enquanto medidas semelhantes não chegam até cá. Não tome por garantida a liberdade que temos atualmente, até porque não sabemos ainda como será a altura do Natal.
Frequente restaurantes, bares, vá a concertos e ao teatro - sempre com todas as precauções, obviamente, mas acima de tudo não deixe de o fazer.
Não só por si, mas também para ajudar a estimular a economia portuguesa que tanto sofreu com a pandemia.