
Quase três anos após o fenómeno #metoo nos Estados Unidos e as consequências que teve também em Portugal, recordamos quais as atrizes que deram a cara para contar o que lhes aconteceu. Ou seja: como fora assediadas e/ou até ameçadas no seu local de trabalho.
Débora Monteiro
Em 2018, a atriz e apresentadora de 'Olhá SIC' partilhou ter sido vítima de assédio sexual durante um projeto televisivo e que, por não ter cedido, sofreu retaliações: "É horrível, depois sentes que estás sempre a ser humilhada à frente dos teus colegas."
Dânia Neto
"Já sofri de assédio, não posso dizer que não", confessou Dânia Neto, relembrando que o caso aconteceu entre 2007 e 2008, período em que gravava 'Olhos nos Olhos', na TVI. "Foi a única vez em que me senti desconfortável ou que não me senti bem."
Helena Isabel
A atriz é clara: "É verdade que há assédio, aqui também há, sempre houve… Quando era nova, já havia." E a atriz admite, por isso, que foi vítima de insinuações impróprias: "Nunca fui violentada nem violada, mas já fui assediada, claro que sim."
E ainda...
Sofia Arruda
A atriz de 'Patrões Fora' (SIC) revelou no sábado que esteve seis anos sem trabalhar depois de ter recusado envolver-se com uma "pessoa de muito poder na televisão e numa produtora". "Ele respondeu-me: ‘Então, nunca mais vais trabalhar aqui.’ Não sei quanto tempo fiquei na cadeira da maquilhagem. Sei que a maquilhadora teve de me maquilhar o braço, porque eu estava marcada."