
Em entrevista ao programa 'Alta Definição' da SIC, Sofia Arruda garantiu a Daniel Oliveira que esteve sete anos sem trabalhar num canal generalista por não ter cedido às exigências e avanços de cariz sexual de uma "pessoa com muito poder numa estação e numa produtora".
Esta revelação parece ter desencadeado uma espécie de movimento #metoo em Portugal com várias figuras públicas a dar a sua opinião sobre o assédio sexual e outras tantas a admitir que também já foram vítimas deste tipo de comportamento por alguém com poder.
Agora, a revelação da atriz que brilha na sitcom 'Patrões Fora', na SIC', é reforçada por um comentário que o ator Manuel Moreira deixou numa publicação de Nuno Markl. O humorista partilhou uma espécie de banda desenhada feita por si que e que aborda a temática do assédio sexual. "Como eu prevejo que vá ser o MeToo em Portugal", escreveu Markl como legenda da sua publicação.
O ator reagiu a esta partilha deixando um comentário que está a dar muito que falar: "Talvez vá ser assim, infelizmente. Mas também pode não ser. E uma das maneiras de atingirmos isso (no nosso meio, por exemplo) é irmos demonstrando TODXS (homens incluídos) que estamos a ouvir, que queremos saber e apoiar. Aliás, nós sabemos todxs muita coisa. Sabemos, muitxs de nós, quem assediou a Sofia", atirou sem reservas.
E concluiu: "E sabemos que houve mais comportamentos gravíssimos por parte dessa mesma pessoa para com outras mulheres em contexto laboral. E sabemos que há outros pulhas a fazer coisas tão más ou piores ainda. Falta dizermos todxs alto e em bom som que não vamos deixar as vítimas sozinhas se e quando ganharem coragem e se e quando lhes fizer sentido expôr esses abusadores".
Estas palavras de Manuel Moreira mereceram várias reações. Entre elas está também a de Sofia Arruda: "Disseste tudo!".