
O jornalista e especialista em assuntos da realeza espanhola volta a criticar fortemente a rainha Letizia. Diz Jaime Peñafiel que Juan Carlos foi "empurrado" para fora de Espanha por quem não gosta dele e não pela Justiça. Avança o jornalista que o rei emérito só não regressa ao seu país para não causar incómodo ao filho, não porque esteja legalmente impedido de o fazer.
Peñafiel garante que há cinco grandes culpados para este exílio em Abu Dhabi de Juan Carlos. No site do jornal 'República', o jornalista não tem dúvidas de que a instagadora foi a mulher de Felipe VI. E avança com os nomes: "O seu filho, o rei Felipe, a sua nora, Letizia, o presidente do Governo, Pedro Sánchez, Jaime Alfonsín e a vice-presidente Carmo Calvo".
E arrasa: "Letizia, a instigadora? Sabe-se da pouca ou mesmo nula simpatia que ambos nutrem um pelo outro. Juan Carlos o melhor que dizia da nora é que "uma rapariga muito esperta". Com toda a cargar prejorativa do termo. Com o acréscimo de ter acusado Felipe de "rebentar com a monarquia" quando este anunciou que se ia casar com ela", escreveu Peñafiel.
"Juan Carlos é um dos maiores detratores de Letizia, sobretudo desde que a "plebeia", como a chama de forma depreciativa perante os seus amigos, se converteu em rainha. Nunca a tratou bem: sempre pensou que era inferior a eles, mas acontece que a plebeia se saiu melhor que as suas filhas, Elena e Cristina", resume.