
Maria Botelho Moniz quebrou o silêncio para reagir às críticas sobre o seu corpo publicadas no sábado, dia 1, num artigo de opinião da autoria do jornalista Alexandre Pais.
Em conversa com Manuel Luís Goucha, na TVI, esta terça-feira, 4, Maria não escondeu a emoção ao confessar ter-se sentido "humilhada".
"Eu já tive menos 5, menos 10, menos 15, menos 20 quilos, foi sempre posta em causa a minha imagem. Nunca foi posto em causa o meu talento e o meu profissionalismo e é isto que tem que estar em análise", declarou a apresentadora do 'Dois às 10'.
A revelar que há muito tempo que lê e ouve críticas à sua imagem, Maria não escondeu o incómodo. "Se isso me incomoda, às vezes sim, outros dias é-me completamente indiferente. O que me incomoda é ser um tema".
"Acho que não há ninguém que diga: estou 100% confiante com aquilo que sou e o corpo que tenho, acho que é impossível, [...] mas é um problema meu, que tenho que lidar comigo, na minha cabeça, não é um problema, ou um tema, que tem que ser debatido em praça pública num artigo de opinião. É só uma opinião, essa é a defesa - liberdade de expressão ou é só uma opinião, posso dizer o que entender, ela é uma figura pública. Ninguém é público o suficiente para ser humilhado desta forma. Isto é tão injusto, pura maldade. E qual é o objetivo? É o quê? Fragilizar-me?", questionou.
"O meu valor não tem a ver com o número da etiqueta das minhas calças", comentou em outro momento da entrevista.
Quem protesta também critica
Goucha vai longe e afirma que "algumas pessoas que agora protestaram são as mesmas que à boca pequena dizem" que Maria tem "quilos a mais".
"À boca pequena? As mesmas que me dizem na cara ou que já me disseram", acusou a apresentadora da TVI. "Mas está tudo bem porque as pessoas podem sempre retratar-se, mudar o comportamento e corrigir aquilo que fizeram de errado", sublinhou.
Visivelmente emocionada, Maria Botelho Moniz resumiu toda a polémica ao afirmar que está "cansada". "Estou mesmo cansada", repetiu.
Ainda esta segunda-feira, 3, Maria Botelho Moniz deu uma curta resposta nas redes sociais sobre toda a polémica do artigo de opinião 'A imagem é tudo'. "Não sou de alimentar polémicas, nunca fui. Sou de ficar no meu cantinho e deixar a tempestade passar, porque muitas vezes o silêncio é a melhor resposta. Era esse o meu plano, deixar passar, sorrir e acenar. Mas não posso ficar indiferente à onda de amor, solidariedade e empatia que tenho recebido nos últimos dois dias. Por muito que queira estar sossegada no meu canto e seguir com a minha vida, não me posso esquecer que a minha voz pode ser a voz de muitos. Falarei uma única vez sobre este assunto. Depois sim, sigo, sorrio, aceno, e volto para o meu cantinho".