
A infanta Sofia passou por um duro processo de seleção para entrar no UWC Atlantic College, no País de Gales, onde a irmã mais velha, a princesa Leonor está a estudar desde 2021.
De acordo com a 'Vanitatis', eram três mil jovens candidatos e apenas 20 passaram no processo, 10 deles com bolsas de estudos. A filha mais nova de Letizia e Felipe VI vai estudar sem bolsa de estudo.
Para começar a seleção, Sofia teve de assinar com um pseudónimo, Duna, e teve na primeira fase um processo online. A princesa foi uma das 40 pessoas selecionadas. Em seguida foram as provas presenciais em Madrid, onde Sofia compareceu com guardas-costas da casa real.
Sofia terá se apresentado nos testes muito nervosa, noticiou a 'Vanitatis', e teve de participar em dinâmicas de grupo - os temas escolhidos eram a guerra na Ucrânia e ambiente.
No final, a adolescente de 15 anos foi a uma entrevista pessoal diante de um júri onde falou de duas responsabilidades e dois erros.
Letizia e Felipe VI garantiram num comunicado enviado à imprensa que serão pessoalmente responsáveis pelo custo da educação da filha nos anos letivos 2023-24 e 2024-25, um total de 74 mil libras ao todo (82,7 mil euros, no câmbio atual).