
Um ano e meio depois de o marido, Max Cardoso, ter sido preso no âmbito de um mega processo em que é acusado de branqueamento de capitais, num esquema em que o Estado português terá sido lesado em mais de 80 milhões de euros, Ana Lúcia Matos "arregaçou as mangas" e está a zelar pelo seu futuro.
Com o marido detido numa cadeia do Porto e com ambos a aguardar julgamento, a vida segue cá fora e a apresentadora sentiu necessidade de fazer uma mudança de vida para enfrentar os dias difíceis e encontrar forças para cuidar dos dois filhos em comum com Max.
Agora com um estilo de vida bem mais modesto dos tempos faustosos ao lado do marido, em que ambos viviam como milionários, entre viagens pelo mundo, carros topo de gama e roupas das marcas mais exclusivas, Ana Lúcia tem-se focado na meditação, nas energias e começou, inclusivamente, a dar aulas de yoga, duas vezes por semana, na praia da Fonte da Telha, na Margem Sul, através do espaço Aqua Fitness.
Nas redes sociais, a antiga apresentadora começou a partilhar, ainda que timidamente, o seu novo trabalho, mostrando que está a tentar dar a volta por cima e a encontrar soluções para criar os dois filhos pequenos, assegurando que têm tudo aquilo que precisam.
Os dias da ex-apresentadora têm sido passados entre o trabalho e os filhos, e afastada do panorama mediático, partilhando com poucos aquilo que se passa, efetivamente, na sua vida.
Afastada fisicamente do marido, não se sabe se o relacionamento resiste ou não à dureza de tudo o que tem acontecido, sendo que em breve os dois vão ficar a saber o que o processo na Justiça irá ditar, sendo que Ana Lúcia já conseguiu uma pequena vitória, uma vez que o juiz aceitou o pedido para que o seu processo fosse separado do do marido e dos restantes 26 arguidos do caso de branqueamento de capitais, sendo que o julgamento da apresentadora irá decorrer à parte.
Recorde-se que, perante o juiz, Ana Lúcia sempre disse desconhecer de onde provinha a vida faustosa do companheiro, ainda que na acusação tenha fica explícito que Ana Lúcia sabia que Max - considerado o cabecilha do grupo - não exercia qualquer trabalho fixo, pelo que os rendimentos avultados teriam de vir de outras fontes. "A arguida tinha plena consciência de que Max Cardoso não desenvolvia qualquer atividade remunerada; tinha noção de que o arguido não apresentava declarações de rendimento em qualquer país da União Europeia ou fora dela", lê-se na acusação.No processo ficou também claro que a vivenda de luxo onde o casal vivia com os dois filhos na Margem Sul do Tejo, bem como as obras na piscina e na lareira, foram pagos com o dinheiro obtido através dos esquemas fraudulentos, que durante mais de quatro anos proporcionaram à antiga apresentadora e modelo uma vida de luxo ao alcance de poucos. Ana Lúcia tinha carros e roupas como, por exemplo, os envergados por Cristiano Ronaldo e não havia mês em que não embarcasse numa viagem pelo Mundo, onde andava de jato privado, limusine, ficava instalada nos resorts mais exclusivos. Tudo isto estava à vista, no Instagram, onde, apesar de não se coibir de ostentar a riqueza, escondia a identidade do companheiro.
Na altura, afirmava que era para o proteger do mediatismo, mas a verdade é que pretenderia evitar expô-lo aos olhos do mundo, para não chamar a atenção para os seus esquemas fraudulentos.
Na altura, afirmava que era para o proteger do mediatismo, mas a verdade é que pretenderia evitar expô-lo aos olhos do mundo, para não chamar a atenção para os seus esquemas fraudulentos.
Desde que o processo estoirou que Ana Lúcia se tem mostrado fragilizada e, acima de tudo, preocupada com o futuro dos dois filhos, William, de três anos, e Alice, de cinco.
A antiga apresentadora tem trabalhado em várias frentes para conseguir fazer face às despesas e, durante este período, chegou a achar que um regresso à televisão seria possível, depois de ter sido convidada para participar no programa 'Somos Portugal'. No entanto, a participação não teve seguimento e Ana Lúcia retomou a sua vida, longe do brilho televisivo.
"Este regresso teve um sabor muito especial. Primeiramente, porque sou apaixonada pelo que faço, o meu sonho sempre foi ser apresentadora de televisão. Consegui-o com muito esforço, dignidade, verdade e honestidade", assegura, acrescentando que "foi muito bom sentir o carinho" dos colegas e do público. "Sou uma mulher de fé e acredito que tudo tem uma razão de ser na vida. O universo sabe o que faz", afirmou depois do regresso à TV.
Apesar das dificuldades, quem conhece a antiga apresentadora diz que esta está com a postura certa para fazer face às adversidades.
"A Ana tem uma história de vida difícil, portanto nunca esteve propriamente habituada a facilidades, tem usado esse espírito combativo nesta nova fase. E claro que tem passado por muito, e foi tudo muito duro, mas agora está serena e tranquila", diz a fonte.