Por detrás da postura reservada e do rigor institucional de doña Sofia, escondeu-se uma mulher marcada por angústias profundas, sobretudo nos primeiros anos de casamento, quando o futuro da monarquia espanhola parecia depender diretamente do seu corpo.
Gosta de ser rainha, um lugar que conquistou a pulso, com muito sacrifício, humilhações e lágrimas à mistura. Agora, a mulher de Felipe VI, vê a sua posição ser abalada pela princesa das Astúrias muito antes do que seria esperado. Será que se vai conformar em ficar um passo atrás da filha como aconteceu nas celebrações do Dia da Hispanidade?
Depois de um período difícil que fez tremer a coroa espanhola, Letizia e Felipe voltam a sorrir juntos numas férias abençoadas pelas filhas. Especialistas admitem que a pior fase do casamento foi ultrapassada com sucesso.
A jornalista Pilar Eyre mostra-se contra a decisão dos reis de Espanha e coloca várias questões, uma delas é querer saber quem vai pagar a estada da jovem em Lisboa, Paris e Berlim. Diz ainda que a ida de Sofia para o estrangeiro revela um imenso "desprezo" pelas "instituições educativas" espanholas.