Achou que tinha vencido a batalha contra um cancro na próstata quando começou a ficar ora descontrolado e irascível, ora prostrado e sem forças. Esteve neste limbo dois anos... até que um médico descobriu em três semanas que tinha um cancro no pâncreas. Viveu um inferno longe dos holofotes. Esteve hospitalizado durante ano e meio, ao longo de dois. Desses, cinco meses foram nos Cuidados Intensivos, muitas vezes amarrado à cama. Foi operado 12 vezes, "cortado às postas", como ainda consegue relatar com algum humor, gabando-se de ter sido um paciente "rebelde". Voltou ao trabalho à frente da FLAD em agosto de 2024, mas agora a saúde impede-o de continuar. O político PSD que na juventude foi boxer e também consumiu drogas volta para casa. Tem o sonho de escrever as suas memórias hospitalares. Talvez agora o faça.
Conheceram-se no programa 'Grande Noite', de Felipe La Féria, onde iniciariam uma amizade à prova de tudo. Parceiros de palco, de viagens e de confidências, estão sempre juntos no melhor e no pior, como o momento que atirou, no último sábado, Monchique para o hospital após sofrer um AVC.
Os fãs receiam que Dolly esteja a sofrer do conhecido síndrome que afeta viúvos e viúvas, poucos meses depois da cantora de country ter perdido o marido ao fim de 60 anos de casamento.
O cantor brasileiro, que se encontra internado após ter sofrido um enfarte, relatou recentemente os momentos duros que viveu na infância, marcada pela pobreza extrema.