Letizia nunca gostou de Palma de Maiorca nem sentiu que Marivent era sinónimo de férias. Desde que o marido chegou ao trono, instituiu que passariam a gozar de um período de férias secretas longe do mundo, de compromissos e em que viveriam basicamente como plebeus.
A mãe do rei Felipe VI, Sofia, não conseguiu esconder mal-estar à frente das câmaras. Pilar Eyre, especialista na família real espanhola, fala mesmo em tratamento desnecessário e até cruel para com a rainha emérita, de 85 anos.
A tensão entre Letizia e a sogra já existe há anos mas as duas faziam tudo o que estava ao seu alcance para silenciar as polémicas. Porém, no momento em que a rainha é atacada a toda a linha com a denúncia do alegado envolvimento com Jaime del Burgo, a postura da mãe de Felipe mudou. Afinal, que ninguém ouse magoar o seu filho querido!
As semanas de verão nas baleares trazem boas e doces recordações a Felipe VI que não prescinde dos dias de lazer em Maiorca. Já a mulher faz um enorme sacrifício para manter esta tradição, tanto que este ano bateu o pé e só irá se o marido cumprir todas as suas exigências e caprichos.