Nos últimos dias, o brilho tão próprio de Lisboa foi substituído por uma sensação de desconfiança de locais e turistas, que questionam tudo aquilo que davam como adquirido. No meio dos cacos da tragédia, das lágrimas, do medo e da insegurança, Pedro Nuno Santos pede a demissão de Carlos Moedas, e a sua opositora, Alexandra Leitão, lamenta o monólogo do presidente da Câmara, sem direito a perguntas. Com as autárquicas marcadas para outubro, derrocada política pode ser um risco.
Cerca de 24 horas depois, foi realizada uma missa de homenagem às vítimas na igreja de São Domingos, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, a que se seguiu um momento simbólico com o Presidente da República, primeiro-ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Presidente da República, primeiro-ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa deslocaram-se a pé desde a igreja de São Domingos à Calçada da Glória para depositarem ramos de flores no local da tragédia, junto ao Elevador da Glória.
No meio do maior embate da sua existência, Rute Cardoso agarra-se à fé para refazer a vida em prol dos filhos. Na noite de terça-feira, esteve no Santuário de Fátima e faz do branco o sinal de esperança para tentar reencontrar a serenidade depois de ter perdido o seu grande amor.
Candidato à Presidência da República deixa mensagem forte nas redes sociais, criticando os políticos por manterem agenda de festas e não estarem ao lado do povo no momento decisivo.
Portugueses não escondem a tristeza com imagens frescas do Primeiro-Ministro a banhos na Praia do Ancão, enquanto cenário devastador de incêndios assola o país, em alerta máximo até domingo, dia 17.
Enfim, o descanso. Depois de um ano em que foi alvo de um escrutínio público, que se estendeu à mulher e os filhos, Luís Montenegro fez as malas para o Ancão: a praia de sempre, ainda que muito tenha mudado. Sem os filhos, desfrutou de uns dias a dois com a mulher, Carla.
No Governo de Luís Montenegro desde o início, Maria do Rosário Palma Ramalho conseguiu passar entre as polémicas, até a maior rebentar na última semana, depois de ter sugerido que havia mulheres a amamentar crianças até à Primária só para usufruírem da redução de horário. Uma controvérsia que chamou a atenção para a figura da ministra que vem de uma família ilustre, tendo parentesco com vários rostos mediáticos.