Depois de 'O Hospital de Alfaces', escrito num momento particularmente delicado, quando o filho, Benjamim, travava a maior batalha da sua vida, Pedro Chagas Freitas está de regresso com 'A Amiga Cinzenta', em que temas como a depressão e a tristeza são explicados a um público mais jovem. Nos dois, admite, há o denominador comum de quem escreve com o coração para entender as dores de alma. “Entrego-me sem máscaras. A escrita, para mim, é sempre o mesmo lugar: uma tentativa desesperada de agarrar o que escapa em mim e nos outros", disse, em conversa com a FLASH!
Chegaram a ter as portas fechadas em Lisboa por serem originários de Cascais e, no início, tocavam mais na Ribeiro do Porto do que no Bairro Alto. Nunca foram consensuais mas hoje são donos de um dos maiores e mais reconhecidos repertórios pop da música portuguesa. Para o ano comemoram 40 anos de carreira e já têm a data para a celebração. O pretexto para ‘rever a matéria’ com Fernando Cunha e Miguel Ângelo, dois dos fundadores.
Aprendeu o "verdadeiro significado da comida" a observar a mãe e a avô, durante os tempos de infância em Alijó, "no calor da tradição e do afeto". Com raízes profundas na gastronomia tradicional, a cozinha deste chef com duas estrelas Michelin é “contemporânea na apresentação, na técnica, na criatividade”. Em cada prato que cria, Rui Paula quer ir para além dos sabores, procura que as suas criações sejam um “despertar dos sentidos”. A FLASH! Verão 2025 conversou longamente com ele.