
Parece tudo muito simples e até semelhante ao que muita gente faz em método "é preciso é fechar a boca". Vejamos: a manhã de Cristina Ferreira começa às 9h00 com um pequeno almoço composto por pão de centeio, fiambre light (frango ou perú), um ovo mexido, queijo de cabra e fruta. Não há lanchinhos a meio da manhã. Depois, às 13h00, é a vez de carne ou peixe grelhado acompanhado por arroz e salada. De vez em quando até há direito a umas batatinhas, se for o caso e, pasme-se, sobremesa para terminar (de preferência pouco ou nada calórica). Não há lanchinhos à tarde porque o lanche é o jantar: acontece por volta das seis da tarde, sempre com ovos (a proteína) e fruta. Depois disso, mais nada até ao dia seguinte, onde tudo se repete. Um dia por semana podem fazer-se uns disparates. É o dia da "liberdade". Mas os horários mantêm-se.
Se contabilizarmos, Cristina Ferreira, a diretora toda poderosa (no real e figurado da palavra) da TVI, que 'semanalmente exibe um corpaço de cortar a respiração nas galas 'Big Brother', com direito a pernas e barriga à mostra, prova da sua forma física impecável, fica 15 horas diárias sem comer.
15 horas. O seu jejum intermitente, devidamente acompanhado pela nutricionista Iara Rodrigues, tem esta duração diária e está a dar bons resultados. Dá a sensação de que come de tudo - como, aliás, mostra em inúmeras instastories que publica - mas na verdade não come o que tem vontade. Segue regras, é obrigada a ter disciplina, muita força de vontade... e os resultados estão a à vista.
Mas como chegou Cristina aqui?
A ANÁLISE IMPRÓPRIA PARA MENTES SENSÍVEIS...
Tudo começa em 2019. Cristina Ferreira precisava perder peso para, ainda na SIC, apresentar a gala dos Globos de Ouro, da qual foi apresentadora. Não estava a ser fácil e a estrela justifica-se nas redes sociais: "O stress tem implicações nos meus níveis de cortisol e o meu corpo reage imediatamente. O que é que isso quer dizer: um dia bem, o outro inchadíssima, um dia magra, um dia com mais três quilos, um dia não mostras os braços, no outro as pernas, agora usas um vestido largo". Resultado: foi preciso encontrar soluções drásticas e Iara, nutricionista e amiga - não esquecer que é mulher de um dos seus "homens de confiança", André Manso, que a acompanha nas lides profissionais há anos - só viu uma solução depois de experimentar, literalmente, tudo! Cristina teria de fazer um exame médico que só era possível (nessa época em Espanha). Qual? Prepare-se: teve de mandar analisar as fezes!
E porquê uma solução tão "radical"? Simples: porque elas são "como o lixo" - diria qualquer inspetor da polícia habituado a estudar cenários de "crime". Ou seja, as fezes são o espelho do que se come, do que o organisto aguenta e do que está em excesso. Revelam tudo. Foi, aliás, a própria Cristina que explicou este processo nas suas redes sociais - evidentemente. "Fiz um exame ao cocó", partilhou, com o seu à-vontade habital, no verão de 2020. "Eu como muito pouco e mesmo o pouco que eu como… chego, às vezes, a inchar a barriga, inflama, às vezes tenho muitas bicadas. Portanto, o corpo não reage à alimentação que eu lhe dou."
Estava explicada a primeira parte. Mas o que revelou, no caso particular da diretora de Entretenimento da TVI, esta análise bizarra? Que a culpa era de uma bactéria que tinha no seu corpo. "Nós temos uma série de bactérias no nosso organismo e no nosso intestino, não é? Imaginemos, temos 12 bactérias. Há uma que é a mãe de todas, quando não está bem interfere no resto. É a que eu tenho", explicou. Ou seja, a dita bactéria, revelada no exame, era a grande culpada dos inchaços inexplicáveis, quase sem comer nada que pudesse fazer mal...
N.R: O leitor está, neste momento, a ter aquele pensamento: é o que me acontece a mim. Acreditamos que sim. Mas calma, cada caso é um caso e Cristina descobriu o que se passava com ela. Mas não é sinónimo que o seu caso seja igual. Só um especialista poderá dizer.
Adiante.
O que era preciso fazer neste caso: atacar a bactéria para que o corpo "regenerasse".
Foi o que aconteceu. E foi assim que começou a fazer... jejum intermitente, devidamente acompanhado pela nutricionista - de acordo com as necessidades do seu corpo, o que ele pedia e ao que reagia.
"Fiz um exame ao cocó. Eu como muito pouco e mesmo o pouco que eu como… chego, às vezes, a inchar a barriga"Cristina Ferreira
Da dieta escolhida já falámos em cima. A verdade é que não só emagreceu, como se mantém em forma e com o peso que deseja. Então mas... e as pernas delineadas? E a barriguinha "sarada" e rija? E o rosto sem rugas? Ah... isso é outra história. Chama-se cuidado e exercício. Não basta encontrar a fórmula certa para cada tipo de corpo. Depois disso é preciso dar continuação, ou seja, ter regras e apurar o que está começado e pode ser melhorado.
Então mas... e as pernas delineadas? E a barriguinha "sarada" e rija? E o rosto sem rugas? Ah... isso é outra história. Chama-se cuidado e exercício. Não basta encontrar a fórmula certa para cada tipo de corpo. Depois disso é preciso dar continuação, ou seja, ter regras e apurar o que está começado e pode ser melhorado.
Por isso, Cristina é acompanhada por um personal trainer, Nuno Neves, que garante que o jejum, com o exercício também certo, pode ir mais além e garantir um corpo perfeito. De intervenções plásticas ou tratamentos não evasivos não há relatos, mas The Mag sabe que, discretamente, Cristina procura clínicas que garantem práticas eficazes (não evasivas) e não mostram as intervenções em nenhuma rede social. Discrição, como mandam as boas práticas. Afinal, o que interessa mesmo é o resultado final: e esse, aos 43 anos, não podia ser melhor. Bendita análise!
Por isso, Cristina é acompanhada por um personal trainer, Nuno Neves, que garante que o jejum, com o exercício também certo, pode ir mais além e garantir um corpo perfeito.
De intervenções plásticas ou tratamentos não evasivos não há relatos, mas The Mag sabe que, discretamente, Cristina procura clínicas que garantem práticas eficazes (não evasivas) e não mostram as intervenções em nenhuma rede social. Discrição, como mandam as boas práticas.
N.R.: Gostou da história de Cristina? Pois então não se ponha a "inventar" sozinho dietas e exercícios que podem fazer mal em vez de bem e procure sempre a ajuda de especialistas. Só eles - desde aos nutricionistas aos personal trainers, dos psicólogos aos técnicos de estética, podem dizer o que é mais recomendado para si. Cuide-se e seja feliz.