'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

A Cristina da Malveira está de volta. Apresentadora já não quer festas e deixa o luxo para trás em nome de um amor chamado João

Manuel Luís Goucha já a tinha avisado de que podia perder o chão e havia fãs a não se reverem na nova Cristina que vivia entre festas, jantaradas e o trono conquistado na TVI. Quatro anos depois de ter regressado ao canal, os seguidores abrem os braços para receber a 'velha' saloia da Malveira, que está de volta... e tudo por culpa de João Monteiro.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
29 de agosto de 2024 às 22:24
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

Nos últimos anos, Cristina Ferreira mudou. Aos olhos de muitos, distanciou-se da imagem da 'saloia da Malveira', aos de outros tantos empoderou-se e houve também uma franja que se cansou de ver, diariamente, luxo e ostentação à frente dos olhos, 'escarrapachado' pela via das redes sociais. Numa fase de transição, a apresentadora vestiu tantas peles que, às tantas, não se parecia com nada daquilo que já tinha sido, e ao seu estilo frontal, Manuel Luís Goucha, foi das poucas pessoas que a advertiram, dizendo-lhe indiretamente: 'vê lá, não percas o chão'.

"O que é que dizes às pessoas que dizem que estás cheia de ti e que perdeste a noção?" ou "Porque é que mostras tanto? [...] Não ostentas? Nas redes sociais não ostentas? Os ricos não ostentam", foram algumas das frases que dirigiu à amiga em direto, numa conversa franca cara a cara, onde admitiu que ele próprio sentiu necessidade de criar uma barreira entre si e aquela Cristina que mudou a partir do momento em que se tornou diretora. "Eu nos últimos tempos afastei-me de ti um bocadinho e afastei-me porquê? Eu afasto-me do poder, porque não quero fazer parte de uma certa corte. Não quero ser bajulador, não quero fazer parte do teu séquito."

Talvez na altura, as palavras de Goucha não tivessem feito assim tanto sentido para Cristina que, terminado o luto da relação com António Casinhas, e tendo passado por mudanças profissionais drásticas, que tanto a magoaram como a enalteceram - mas que a colocaram, definitivamente, na boca do lobo - estava a viver uma vida em novos moldes, até então desconhecidos, seguindo o lema de que nunca é tarde demais para nos reinventarmos.

"A mudança não é uma coisa que ao olhar dos outros seja muito notória e, de repente, ela pareça nova, não. É a capacidade aos 45 anos perceberes que tens tanto ainda para descobrir, que podes ser tanto mais do que aquilo que já és. Percebi que quero muito estar com os meus amigos, percebi que quero muito sair mais à noite, que quero muito ir jantar. Deixei de dizer nãos a maior parte das vezes. Você sabem que eu raramente ia jantar, raramente ia a alguma festa", assumiu Cristina que, de repente, enchia iates com amigos no verão, saltava de jantarada em jantarada e descobria uma parte da vida mais solta, de que antes se privava. 

Os verdadeiros amigos dirão que, ao longo do caminho, nunca perdeu a essência, mas o que passou para fora foi outra coisa. Provavelmente, ela não terá noção de que, de repente, a sua conta de Instagram estava ali entre os looks do dia, as festas da noite e as férias que o seu salário de estrela podia pagar. E claro que haveria outras mil coisas a passarem-se atrás do telemóvel que ninguém via, mas para formarem um juízo, os fãs ficam-se, muitas vezes, por aquilo que lhes aparece diante dos olhos, logo a imagem que passou não terá sido, muitas vezes, aquela que pretendia.

Tudo isto para dizer que, se em tempos os stories de Cristina, chegaram a ter mil tracinhos que mostravam os hotéis, as Gucci, as calças da manhã, o lanche da tarde ou o restaurante da noite, hoje muita coisa mudou, numa espécie de marcha-atrás, um regresso às origens, que não terá sido imposto, mas natural, e que aconteceu precisamente quando se apaixonou por João Monteiro.

Os dois vivem uma relação estável há cerca de nove meses e não se pode dizer que o amor não tenha tido um impacto direto na vida de Cristina: de repente, o sorriso estendeu-se e os fãs reconhecem-na muito mais naquilo que ela tem partilhado, como se a apresentadora da Malveira tivesse ido só ali comprar cigarros mas já tivesse voltado.

A carregar o vídeo ...
“Com um brilho no olhar”, Cristina Ferreira regressa onde sempre foi feliz... sem João Monteiro

AS FÉRIAS A DOIS E O ANIVERSÁRIO ROMÂNTICO

Se estiver atento, a nova Cristina (ou a velha) está presente nas mais pequenas coisas: quando desliga o telemóvel aos fins de semana para aproveitar mais e partilhar menos, quando diz que está a fazer um detox das redes sociais e a aproveitar para, por exemplo, ler mais ou quando já não mostra tudo das suas férias porque, lá está, estas são isso mesmo: as suas férias e nem toda a gente tem de ver os mergulhos que dá no mar.

Consciente de que há um compromisso entre o 'nem tudo, nem nada', faz questão de alimentar a curiosidade dos que gostam dela revelando alguns momentos mais pessoais, mas sem aquela avidez de outros tempos, ao mesmo tempo que, nas manhãs, ao lado de Cláudio Ramos recorda, com aquela gargalhada solta, porque é que as pessoas sempre gostaram tanto dela.

O aniversário, que Cristina vai assinalar no próximo dia 9 de setembro, é só mais um exemplo de como a apresentadora está diferente, mudou. Este ano, já disse ela, não haverá festões para ninguém, que é como quem diz, não vai encher o Pestana, nem fechar um restaurante para um desfile de 'estrelas e de egos' porque, prestes a celebrar 47 anos, lhe apetece uma coisa mais terra-a-terra. "Vai ser muito diferente dos outros anos, porque é uma festa para mimJá me estava a cansar esta coisa de eu ter de fazer festas com temas. Então pensei: não, este ano tenho uma pausazinha para terem saudades e depois terem uma festa como deve ser", disse.

Mais introspetiva, mais cautelosa, menos explosiva, talvez a mudança efetiva tenha começado um pouco antes de ter conhecido João Monteiro, numa espécie de estágio para o que lhe viria a acontecer, quando, de repente, o seu contrato com a TVI estava em cima da mesa, o seu poder era, muitas vezes, posto em causa e, pela primeira vez desde o seu regresso à estação, o clima de euforia à sua volta começava a esmorecer. Um momento que serviu para que Cristina avaliasse muitas coisas, e entendesse outras tantas.

"Percebi quem é que manda mensagem e não manda mensagem. Quem é que me faz falta e quem não me faz falta. Mas, acima de tudo, que cada um de nós por mais pessoas que tenha à volta, está sozinho. No dia em que aprenderes a estar sozinha, cumpriste a tua missão na vida." 

Ainda que ela não o esteja. Está apenas mais recolhida, a desfrutar daquilo que, na verdade, sempre quis viver: uma grande história de amor. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável