
Entre os dias 4 e 5 de janeiro, houve festa rija em Abu Dhabi onde Juan Carlos está exilado. A pretexto de celebrar o 87º aniversário do rei emérito, a família real viajou em peso para os Emirados Árabes Unidos e posou para a capa da revista 'Hola!' num momento de perfeita comunhão em que todos estavam presentes... menos os reis de Espanha.
Na reportagem feita sobre a grande festa do rei, não faltam algumas indiretas a Felipe VI pelo facto de não se condoer do pai, numa altura tão frágil da sua saúde, e em que se vê privado de estar no seu país. "A festa contou com um grupo de incondicionais que querem romper o isolamento do rei, que teve de refazer a sua vida numa pequena ilha em frente a Abu Dhabi", pode ler-se num texto que faz ainda referência ao facto de Juan Carlos não se sentir bem-vindo no seu próprio país.
"Adorava poder ir mais a Madrid para ver a sua família, mas ter de dormir num hotel é como um turista na sua própria casa e isso é um pouco doloroso", é escrito em alusão ao facto de Juan Carlos não ter autorização para pernoitar no Palácio Zarzuela.
É ainda descrito o ambiente que se viveu na festa de aniversário do rei, que contou com vários apontamentos tradicionais da cultura espanhola. "Um espetáculo de flamenco marcou o início da noite, porque se não pode ir a Espanha... Espanha vem até ele."
Me llama mucho la atención que todas las imágenes de la celebración parecen haber sido tomadas con un teléfono móvil, algo horrible ya que supongo que sabían que éstas iban a acabar en una revista.
Por otro lado, el deterioro del rey Juan Carlos no deja de ser el normal, en una… https://t.co/qkntDDV5Jz pic.twitter.com/rPPvohEY94
Sobre a ausência do filho do dia tão especial, a reportagem dá conta que Juan Carlos não escondeu o sofrimento, mas preferiu guardar a mágoa para si. "Há um grande ausente, o rei Felipe VI, cuja falta o seu pai lamenta em silêncio".
"Os seus amigos e a família quiseram que tivesse um dia memorável, revivendo Espanha, pois mesmo a cinco mil quilómetros do seu reino, continua a trazer Espanha no coração e isso nada pode mudar".
Já sobre a ausência de Letizia nada foi dito, como se a rainha simplesmente não tivesse lugar neste xadrez, devido à relação tensa que há muito mantém com o sogro.
A festa de aniversário e as mensagens subliminares que de lá foram passadas estão a ser vistas como um ataque claro a Felipe VI, nomeadamente à sua falta de coragem de se mostrar ao lado do pai, colocando outros interesses à frente de família.
O caso tem provocado uma cisão enorme na família, com os principais membros a mostarem-se de costas voltadas, sendo que a rainha Letizia é apontada como sendo uma das principais responsáveis pela quebra desta harmonia familiar, que há muito já não é uma realidade.