
Michelle Yeoh tem todos os holofotes virados para si depois de ter vencido o Óscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho em ‘Tudo em todo lado ao mesmo tempo’ e se tornado na primeira mulher asiática a ganhar o prémio, mas o que estrela de Hollywood tenta esconder é como tudo começou, com a mãe a forçá-la a participar num concurso de beleza.
A atriz de 60 anos, com quase 40 anos de carreira, nasceu em Ipoh, a quinta maior cidade da Malásia e na adolescência mudou-se com os pais para o Reino Unido, onde estudou num colégio privado e frequentou a Royal Academy of Dance, dedicando-se à sua primeira paixão, o balé. Uma lesão na coluna acabou por afastar Michelle do balé profissional e quando terminou os estudos a jovem regressou à Malásia, aos 20 anos. Foi então que a mãe, Janet Yeoh, começou a tentar convencê-la a participar no Miss Malásia, de 1983.
Apesar de ter participado no concurso por pressão da mãe, a coroa de Miss Malásia acabou por abrir portas e no ano seguinte Michelle participou no filme ‘Mao tou ying yu xiao fei xiang’. Meses depois, a atriz gravou o primeiro filme com Jackie Chan, ‘Os Punhos de Hong Kong’. Desde então, houve poucos momentos de pausa entre gravações para Michelle Yeoh.
Os trabalhos em filmes como ‘007 - O Amanhã Nunca Morre’ (1997) e ‘O Tigre e o Dragão’ (2000) ajudaram Michelle a fazer uma fortuna que hoje ronda os 40 milhões de dólares (37,3 milhões de euros, no câmbio atual), segundo o site ‘Celebrity Networth’, quase três vezes mais do que o património líquido do seu parceiro, o poderoso do automobilismo Jean Todt, de 77 anos, que tem uma fortuna de 16 milhões de dólares (14,9 milhões de euros).
Michelle Yeoh primeiro foi casada durante três anos com o empresário de artigos de luxo Dickson Poon, tendo colocado um ponto final no casamento em 1991. Em 2004, num trabalho na Fórmula 1, a atriz conheceu o francês Jean Todt, antigo líder da Ferrari e da Federação Internacional de Automobilismo, responsável pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1.
"Soube imediatamente que ela era a mulher dos meus sonhos, mesmo antes de conhecê-la. Foi o destino. Era a mulher que eu esperava", disse Jean, citado pelo 'The Sun'. Apaixonado, o então patrão da Ferrari terá contado com o apoio de Michael Schumacher para conquistar a atriz, motivo que fez com que Jean e Michelle se tornassem um dos casais mais próximos do piloto e das poucas pessoas que hoje em dia sabem o verdadeiro estado de saúde de Schumacher desde o acidente, há 10 anos.
Michelle e Jean ficaram noivos em 2005 mas estão sempre a adiar o casamento. "Estamos a ameaçar com o casamento há tanto tempo. Às vezes dizemos: ‘Espera, ainda não casamos", afirmou a atriz, citada pela ‘Town & Country’.
Os dois partilham o gosto pelo automobilismo, apesar de a atriz não gostar de conduzir, e por viagens luxuosas. No Instagram da atriz há várias imagens do casal num avião privado, em carros de luxo e a chegar em eventos de helicóptero.
O casal tem vários imóveis, incluindo duas casas em França (uma Paris e uma no interior do país), em Kuala Lumpur, Ipoh e Hong Kong, diz a ‘Town & Country’.
Jean Todt tem um filho de outra relação, Nicola. Michelle Yeoh não tem filhos e é muito aberta sobre a sua história de infertilidade, que levou ao fim do seu primeiro casamento. "Adoro crianças e via-me rodeada por muitas mas há um limite para o que podemos fazer ao nosso corpo e à nossa mente. Chega um momento em que temos que aceitar, seguir em frente e lidar com as consequências", contou à revista ‘You’. Michelle enche as redes sociais com as imagens dos sobrinhos e dos afilhados – incluindo a filha do ex-marido.