
Lamine Yamal, de apenas 16 anos, tem sido a grande sensação do Euro'2024, tendo-se tornado no jogador mais jovem a marcar na história do torneio, ao ter assinado o grande golo que deu o empate à Espanha contra a França nas meias-finais, antes do golo da reviravolta de Dani Olmo, que colocou a seleção 'roja' na final de Berlim, do próximo domingo, frente à Inglaterra.
O jovem futebolista do Barcelona cresceu no modesto bairro de Rocafonda, em Mataró, local com uma grande comunidade marroquina. Conta a 'Vanitatis' que a sua avó, Fátima, rumou a Madrid a partir de Tânger, em Marrocos, para tentar melhorar as condições de vida de toda a família, estabelecendo-se em Mataró. Foi a partir de aí que o seu pai, Mounir, cresceu e depois se casou com a sua mãe, Sheila, natural da Guiné Equatorial. Ambos acabaram por separar-se e o pequeno Lamine passou a viver em Granollers, na Catalunha, sendo que foi nesse tempo que foi descoberto por um olheiro.
Quando o Barcelona o contratou, ele, como é habitual nas academias de clubes de topo, ficou a viver nas instalações do centro de formações 'culé', a famosa La Masía. A partir daí, o emblema catalão matriculou-o num colégio especializado em desportistas de elite, que, como se sabe, são obrigados a adaptar a sua formação à vida de atletas. Iván Carrasco, que o treinou nos escalões de formação, recordou a personalidade de Yamal, à BBC: "Lembro-me dele como um rapaz que era muito consciente do seu talento, mas não era egoísta, como tendem a ser as pessoas muito talentosas. Era só um rapaz generoso que procurava reconhecimento."
O resto, como se diz, é história. Depois de se ter estreado pelo Barça em abril de 2023, fez 50 jogos na época seguinte, somando sete golos e quebrando vários recordes pelo caminho. Com o salário que começou a receber através do sucesso e a subida a pulso na hierarquia do Barcelona, e o salário a isso interente, comprou uma casa à avó junto àquela da sua família – refere a mesma publicação que, por vezes, ainda vai dormir a essa residência, com a ajuda do primo Moha, que tem carro, e de uma 'sweat' com capuz para que não seja reconhecido. Para os rapazes que como ele crescem em Rocafonda, conta David Bote, o presidente da junta de freguesia, "ter uma referência positiva na seleção espanhola é muito bom."
Ao longo deste percurso recebeu também a confiança do selecionador Luis de la Fuente, que o convocou para o Euro 2024 e lhe deu a titularidade numa equipa recheada de estrelas dos maiores clubes da Europa. Através das suas boas exibições, recompensou a aposta do selecionador.
Num vídeo partilhado pela seleção espanhola durante o Europeu, que, no descanso dos treinos e jogos, tem aulas online, fez trabalhos de casa e ainda lhe sobrava tempo para atividades mais "normais" para um jovem da sua idade, como jogar PlayStation ou... ver futebol. Foi já depois de começar o torneio que descobriu que passou aos exames finais e, por isso, concluiu o quarto ano do ensino secundário, o último da escolaridade obrigatória. Mesmo antes de ajudar a Espanha a alcançar o jogo decisivo da competição, havia assinalado, à rádio Cope, entre risos: "Se formos à final, não poderei voltar logo de seguida às aulas, mas espero que os professores não fiquem chateados."
UM BANHO 'ABENÇOADO' DE MESSI
Recentemente, foram recuperadas fotografias captadas para um calendário de solidariedade, em dezembro de 2007, que mostra o craque do Barcelona, em bebé, a receber um banho de... Lionel Messi. As imagens, da autoria de Joan Monfort, têm feito furor nas redes sociais entre os fãs do astro argentino, do clube catalão e de fãs do futebol em geral.
Registos deste dia foram mesmo também difundidos por Mounir Nasraoui, pai do jovem talento, com a descrição: "O início de duas lendas."
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por MOUNIR (@hustle_hard_304)