 
                        
                     
            Há uns dias, e involuntariamente, Bárbara Norton de Matos fez eclodir a polémica e um assunto que, até então, estava confinado à família. Tudo aconteceu quando decidiu partilhar uma fotografia antiga em que surgia com a filha mais velha, Luz, ainda bebé ao colo, com uma mensagem comovente.
"Hoje acordei com uma fotografia antiga e fui transportada no tempo. Eu, com 27 anos ( 2006) a minha filha Luz ao colo e o mundo às costas. Mãe solteira, a desdobrar-me em mil, a gravar 12 horas por dia , dormia pouco , mas fazia quilómetros só para lhe dar o mar, o sol e um bocadinho de leveza. Olho para esta imagem e lembro-me tão bem: estava exausta, magrinha, noites sem dormir… mas com o coração cheio. Cheio de amor, de medo, de coragem e de um orgulho silencioso por estar a conseguir", escreveu para mostrar que, mesmo nos cenários mais duros, somos capazes de tudo.
 
                    Só que entre as inúmeras reações dos fãs surgiria um comentário inesperado, da própria filha, que acabaria por ser apagado pela atriz, ainda que não rapidamente o suficiente para não vir a público. "Não gosto de injustiças. A verdade é que o pai sempre foi presente e cumpriu com as suas obrigações enquanto vivi consigo. Agora vivo com o pai há cinco anos por achar que é o melhor para mim. Desde que entrei para a faculdade, o pai paga a faculdade e materiais escolares sozinho (já estou no segundo ano) e a mãe agora deixou de pagar a pensão que ficou acordada em tribunal", acusa para de seguida acrescentar de forma demolidora: "Portanto, não é verdade, mas acredito que para os likes e ego seja maravilhoso."
A mensagem, com uma carga pesada, acabaria por motivar um comunicado da própria Bárbara Norton de Matos.
 
                    “Infelizmente, após um momento de partilha afetiva que fiz com a minha filha, a Luz, ela tomou a decisão de se expressar publicamente, expondo-me nas redes sociais e recorrendo a uma forma de chantagem emocional após uma decisão judicial que não lhe foi favorável”, começou por explicar, detalhando que Luz decidiu de deixar de viver consigo, mudando-se para casa do pai, o que deu início a uma série de disputas judiciais por causa da pensão de alimentos que teria de ser paga por Bárbara.
 
                    "A publicação em questão foi removida por mim. No entanto, a imprensa já tinha captado a mensagem, e eu recebi vários contactos de jornalistas sobre o tema. Por isso, senti necessidade de esclarecer brevemente o que se passou. A minha filha decidiu, aos 16 anos, deixar de viver comigo e foi viver com o pai. Desde então, têm existido processos judiciais constantes, todos postos pelo pai, pedindo valores monetários que não lhe são devidos. O tribunal, mais uma vez, concluiu que esse dinheiro não lhe era devido", continuou, alertando para a mágoa que sente neste momento por, depois de ter dedicado a vida à filha, a situação ter chegado a este limite.
"É muito triste ver a importância gigante que uma mãe tem depois de criar uma filha sozinha até aos 15 anos, ser apagada e transformada em algo negativo. Durante todos esses anos, nunca falei mal do pai dela, porque isso não faz parte dos meus valores. Infelizmente, tudo acabou por se virar contra mim, e essa é uma realidade dura, mas verdadeira. A mais recente decisão judicial, comunicada ontem, foi novamente favorável, mas, para mim, isto não representa uma vitória, apenas uma confirmação de uma triste realidade familiar."
 
                    A atriz terminou o comunicado nas redes sociais, mostrando estar sempre disposta a receber a filha, apesar da situação atual.
"Apesar de tudo, quero que saibam que a minha resposta à chantagem da minha filha será sempre com amor de mãe porque o meu amor por ela é maior do que qualquer conflito. A porta da minha casa estará sempre aberta para ela. Mas acredito que o amor de mãe também tem limites e esses limites existem precisamente porque há amor, não por falta dele. Não farei mais comentários sobre este assunto. Peço apenas respeito por um tema tão sensível e pessoal, que diz respeito à relação entre uma mãe e uma filha.”
O conflito entre as duas agudizou-se a partir do momento em que Luz decidiu sair de casa. Se antes disso, as duas chegaram a protagonizar sessões fotográficas juntas para uma marca de biquíni e a partilhar momentos de cumplicidade entre mãe e filha, nos últimos anos o clima tem sido de crispação total, algo que se acentuou a partir do momento em que se avolumaram os processos judiciais.
Em 2024, por exemplo, há notícias de uma ida a tribunal, precisamente um ano depois de Luz sair de casa, por questões relacionadas com o reajuste da regulação do poder paternal, até porque, ao ir viver com o pai, haveria necessariamente mudanças a serem operadas, nomeadamente o pagamento da pensão de alimentos, que passaria a estar do lado de Bárbara, algo que Luz garante que a atriz tem incumprido.
Certo é que, e apesar de Bárbara sempre se ter esforçado por camuflar o assunto este acabou por ser exposto da pior maneira, com a guerra a estar instalada nas redes sociais.
 
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                    