'
THE MAG - THE DAILY MAGAZINE BY FLASH!

Maldição de Pinto da Costa ou praga de Sérgio Conceição? Treinador do FC Porto sofre com maus resultados e mulher recua para proteger a família

Cada vez mais contestado, Vítor Bruno já anda com dois seguranças e a mulher esconde-se face à polémica, temendo que a família seja afetada. Enquanto isso, Sérgio Conceição já seguiu em frente e mostra-se feliz na sua nova vida por Itália.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
03 de dezembro de 2024 às 08:11
A carregar o vídeo ...

A chegada de Vítor Bruno aos comandos do FC Porto não foi pacífica. Eterno braço-direito de Sérgio Conceição, foi o escolhido por André Villas-Boas para suceder ao antigo amigo que, de repente, é apanhado de surpresa com a nomeação. Ao seu estilo direto, Conceição não escondeu o mal-estar: sentiu-se traído por aquele a quem no passado tinha estendido a mão e, nas redes sociais, a mulher e os filhos do técnico não calaram a revolta, deixando mensagens de tristeza e desagrado perante a substituição delicada. "Sempre contigo, ontem, hoje e sempre. Sempre fiel aos teus princípios, leal, grato e um Homem de respeito para com o próximo. Não vale tudo para chegar ao topo. A ganância e a fome de poder destroem o mundo. Nós homens, seres racionais, nem sabemos a sorte que tínhamos em sermos comandados pelos animais. Seres fiáveis e amáveis", escreveu a mulher, Liliana Conceição, numa mensagem que visava tanto enaltecer o marido como atracar Vítor Bruno.

Perante a revolta, Vítor Bruno acabaria por reagir para garantir nunca ter virado costas nem sido desleal para com Sérgio Conceição, no entanto o mal-estar e esta capa iria colar-se ao novo treinador do FC Porto como uma segunda pele. "Cumpre afirmar, desde já e para que não restem quaisquer dúvidas, que nunca traí ('apunhalei' pelas costas, como de modo ardiloso se pretende inculcar) ou, por qualquer modo, fui desleal com o treinador principal Sérgio Conceição, com quem usei sempre da maior lisura, transparência e honestidade, impondo-se agora clarificar a verdade dos factos".

Certo é que, cinco meses depois de ter chegado aos comandos do Dragão, a vida não poderia correr pior a Vítor Bruno, e por consequência a André Villas-Boas. Os maus resultados do eleito pelo novo presidente azul-e-branco deixam o técnico na linha de fogo e a sentir, também, pela primeira vez, o gosto amargo das lides futebolísticas, e a forma como as derrotas acabariam por ter impacto direto na sua vida pessoal.

Há uma semana, quando o clube foi afastado da Taça de Portugal, o treinador chegou ao Dragão para o seu regresso aos treinos acompanhado por dois seguranças privados, depois de lenços brancos terem sido acenados na sua direção e alguma exaltação ter marcado o final da partida.

Também a mulher, Elsa Varela, até aqui pouco habituada aos meandros mais expostos da vida desportiva, recuou para proteger a família e decidiu restringir o acesso a todas as suas redes sociais, até então completamente abertas ao público.

Maldição de Pinto da Costa ou praga rogada por Sérgio Conceição? Há quem diga que Vítor Bruno chegou impreparado ao comando técnico e que este é apenas um resultado já esperado para esta mudança.

O QUE É FEITO DE SÉRGIO CONCEIÇÃO?

Sem clube desde que deixou o FC Porto no final do mandato de Pinto da Costa, Sérgio Conceição admite que o seu futuro está em aberto e aproveita esta pausa como treinador para dedicar algum tempo a acompanhar o percurso dos cinco filhos, todos eles futebolistas.

Nesta fase, a atenção especial tem ido para Francisco Conceição, que faz questão de ajudar na sua mudança para a Juventus, razão pela qual tem passado cada vez mais tempo em Itália, mais precisamente em Turim, para onde aconselhou o filho a ir jogar.

Ciente de que a vida de Francisco seria complicada no FC Porto, devido ao conflito de interesses gerado por ser Vítor Bruno o treinador, Conceição incentivou o filho a fazer as malas, e claro que tem estado ao seu lado nesta nova fase.

"Havia duas ou três grandes equipas para onde ele podia ir, aconselhei-o a vir para Itália, para um grande clube mundial como a Juventus. Com todo o respeito e amor que sinto pela Lazio", disse Sérgio Conceição,  em declarações ao jornal Tuttosport.

Tem sido, de resto, aos meios de comunicação social italianos que Conceição tem dado as únicas entrevistas desde que saiu do FC Porto, em algumas das quais falou sobre o alívio que sente por já não ser treinador do filho.

Sérgio Conceição e Liliana
Sérgio Conceição e Liliana

"Treinei o Francisco e o Rodrigo, que agora joga na Suíça. Tinha de ser justo com a equipa. O Francisco não jogou muito durante seis meses comigo no FC Porto. Precisava de entender o trabalho com a equipa. Quando chegava a casa, o meu filho mais novo, de 10 anos, perguntava-me porque não punha o irmão a jogar", confessou.

Neste momento, Sérgio Conceição tem os filhos espalhados a jogar futebol pelo mundo, razão pelo qual pouco acaba por manter-se durante muito tempo no mesmo lugar.

"Um joga no Chipre [Sérgio], outro em Zurique [Rodrigo], depois há o Moisés que está na segunda divisão em Portugal. O Francisco [Juventus] é diferente de mim, é forte, tem facilidade em mudar de direção, é bom no um contra um. Tem muita vontade, quer sempre ganhar, é muito ambicioso".

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável