
Há muito que Luís Figo deixou Portugal e, com a mudança para Espanha, o casamento com Helen Svedin e o nascimento das filhas, que entretanto construíram a sua vida em Madrid, o antigo futebolista foi estabelecendo, cada vez mais, a sua vida no país vizinho.
No entanto, há um desafio que tem em mente e que o poderá deixar mais próximo do nosso país. De acordo com o 'Expresso', Luís Figo e Nuno Lobo estarão a discutir uma candidatura conjunta à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, que vai a eleições no final deste ano, o que pode mudar um pouco aquilo que tem a sua vida até então e obrigar a uma maior presença em Portugal.Um projeto sonhado pelo antigo jogador para o futebol português que, se se concretizar, o irá obrigar a passar mais tempo afastado da mulher Helen, e das filhas, que estabeleceram a sua vida em Madrid. Ainda assim, é certo que a capital espanhola será sempre a casa de Luís Figo, que soube construir a sua vida para lá dos relvados e hoje é considerada uma figura influente em Espanha, não só como lenda do futebol, mas também pela visão que soube aplicar no mundo empresarial, à semelhança de outros grandes craques quando penduraram as chuteiras, como é o caso de David Beckham.
NEGÓCIOS DE MILHÕES
Aos 50 anos, Luís Figo tem um património riquíssimo e que movimenta milhares de euros no mundo dos negócios. Sem medo de se aventurar para lá daquilo que melhor conhece, o antigo jogador tem sempre uma série de projetos em paralelo, centrados nas mais diversas áreas.
Há coisas mais pontuais, como a marca de roupa que lançou em seu nome no ano passado e negócios mais substanciais, como a literal mina de ouro de Luís Figo, que é a exploração de metais preciosos. Em 2010, um ano depois de abandonar os relvados, o antigo jogador esteve na Feira Internacional de Mineração, que decorreu em Dacar, capital do Senegal, e foi nessa altura que decidiu abrir uma empresa para se dedicar ao negócio, a Damash Assets, sediada em Almada, e que lhe passou a render milhares de euros, com lucros anuais na ordem dos 600 mil euros.
Além disso, a antiga lenda do futebol espanhol explora ainda negócios nas áreas da hotelaria, restauração e no setor de vinhos.
Não se sabe ao certo quanto é que todas estas atividades lhe renderão e a fortuna de Figo é uma incógnita, mas sabe-se, sim, que divide todo o património com a mulher, que é inclusivamente sua sócia na empresa Damash Assets, que tem um ativo de mais de 20 milhões de euros.
A CRISE NO CASAMENTO COM HELEN
A sua carreira, o percurso invulgar que levou Luís Figo a trocar o Barcelona pelo rival Real Madrid, causando ódios e paixões em Espanha, e, por fim, o casamento com a bonita manequim sueca Helen Svedin, a relação duradoura e a família que construíram fez com que o antigo jogador passasse a ser uma das personagens mais seguidas e admiradas não só em Espanha, mas um pouco por toda a Europa.
Os altos e baixos do casamento do antigo jogador são, por isso, motivo de interesse na imprensa vizinha, que no ano passado noticiou uma das crises mais intensas no casamento de Figo e Helen, que levou, inclusivamente, o antigo craque a sair de casa e a refugiar-se, durante uma temporada, num hotel em Madrid.
O que terá originado a separação temporária é uma incógnita, mas na altura muito se falou na imprensa espanhola sobre os motivos pelo qual o casamento de mais de 25 anos entre Figo e a modelo sueca se mantinha de pé. E houve vários meios que afiançaram que o ex-jogador e Helen viviam há anos uma união de fachada, muito por causa do património milionário que tinham em comum.
Os jornais 'Nacional' e 'La Razón' foram mais longe ao afirmar que o casamento dos dois não passava de uma mentira. "Faz sentido afirmar que o casamento [de Figo e de Helen] é uma grande mentira. Continuam juntos por determinada razão, na intimidade converteram-se em desconhecidos", podia ler-se.
Mas a verdade é que, depois de todas as especulações, Luís Figo e Helen decidiram calar as críticas e surgiram juntos e sorridentes na festa dos 50 anos do antigo jogador. Como num quadro perfeito, os dois apareceram apaixonados ao lado das três filhas, voltando a criar a imagem do clã ideal e de um amor que tem sabido resistir a todas as polémicas.