
A proclamada Rainha da Pop, Madonna, completou 64 anos a 16 de Agosto. Três dias (já esta sexta feira) depois lança 'Finally Enough Love- 50 Greatest Hits', um pacote de 50 músicas, todas elas número um na Billboard Dance Chart - tabela que conta as canções mais dançáveis todas as semanas. Este número, de resto, foi alcançado a 22 de Fevereiro de 2020 com o single 'I Don't Search I Find' - embora só agora seja assinalado.
Este é o mais recente marco na história de Madonna que comemora, segundo a sua editora, 40 anos de carreira este ano. Um percurso marcado por dar mais poder às mulheres, muita controvérsia, defesa dos direitos LGBT e relações musicais e conjugais por vezes desconcertantes.
COMO TUDO COMEÇOU
Reza a história, que a cantora quer tornar lenda (mas já lá vamos a isso) que Madonna Louise Ciccone nasceu a 16 de Agosto de 1958, em Bay City, no Michigan, filha de Madonna Louise e Silvio Anthony "Tony" Ciccone. Tudo parecia idílico, até a forma dos pais encararem o catolicismo, até a mãe da cantora morrer vítima de cancro em 1963, tinha Madonna apenas com 5 anos. A família constituída por Anthony, Martin, Paula, Christopher e Melanie ficou desfeita, mas Tony, três anos depois, acabaria por voltar a casar com Joan Gustafson. E a partir dai nada foi igual.
Madonna tornou-se uma jovem rebelde apesar de ter seguido durante anos as diretrizes do pai, com quem se acabaria por rebelar (e perdoar e desculpar em 1990 mo filme 'Truth Or Dare') em 1978, sair da faculdade e mudar-se para Nova Iorque. Dizem os livros de História que era a primeira vez que Madonna se via sozinha. "Foi a primeira vez que me meti num avião, a primeira vez que andei de taxi...e quando cheguei tinha apenas 35 dólares no bolso. Foi a coisa mais corajosa que fiz".
Madonna tentou a dança primeiro, ao mesmo tempo que trabalhava na Dunkin' Donuts. Chegou a ser tutelada pela famosa Martha Graham, uma estrela como coreógrafa norte-americana. Chegou a dançar para alguns artistas, mas foi aí que descobriu que queria algo mais. Foi por esta altura também que Madonna teve o primeiro encontro com a realidade nova iorquina quando se viu forçada por um par de homens que, sob a ameaça de uma faca, a obrigaram a fazer-lhes sexo oral. Mais tarde diria que "não me podia salvar a mim mesma, apesar de ter força de vontade para isso. Nunca esqueci esse incidente"
No início dos anos 80, Madonna tentou a sorte com a banda Breakfast Club...mas não foi aí que alcançou o sucesso. Foi, porém, onde acabaria por aprender algo, como contou recentemente numa entrevista a Jimmy Fallon, no seu 'Late Night Show'. "Quando me mudei para Nova Iorque, morei durante uns tempos numa sinagoga que estava devoluta. Eu namorava com o cantor da banda que lá atuava mas passava muito tempo sem fazer nada. E no tempo em que não tinha nada para fazer aprendi a tocar bateria ao som das músicas dos Elvis Costello", recordou.
Foi por esta altura que começou a tentar a sorte como cantora a solo, depois de ter despachado mais uma banda chamada Emy and the Emmys. Madonna perseguiu sem piedade agentes musicais e DJs para que tocassem as suas músicas. A sorte contudo parecia escapar-lhe. Até 1982. "Eu ia quase todos os dias a um clube que se chamava Danceteria. Levava a minha cassete que tentava dar aos DJs. Eu era imparável. Não desistia. Tanto é que alguns quando me viam fugiam", recordou no programa de Jimmy Fallon. "Até que um dia vi um DJ (que por acaso já morreu) que me achava bonita e aceitou. E eu investi nisso. Queria que ele pusesse o 'Everybody' (o seu primeiro single). Tive que lhe prometer tudo e mais alguma coisa para ele passar a minha música. Lembro-me que quando subitamente ele colocou, as pessoas todas na pista começaram a dançar. Fiquei estática. Histérica. Aquilo era tudo para mim".
REBOLAR PELO CHÃO NA MTV...TEM UMA EXPLICAÇÃO
'Everybody' lançou-a mas não a tornou famosa. No início até achavam que Madonna era negra. Nem o single seguinte, 'Burning Up' foi o êxito que esperava. Foi 'Holiday', um ano depois que a fez subir pela primeira vez nas tabelas das músicas mais vendidas nos Estados Unidos (e mais tarde no mundo). Foi aí que, numa das aparições num dos muitos programas de música em estações locais, Madonna disse que queria ser mais famosa do que Deus. E estava no caminho certo...
Dia 29 de Agosto, a MTV exibe mais uma edição dos 'MTV Music Awards'. Há 38 anos, Madonna foi uma das estrelas da primeira edição. E que edição. Na altura ,uma das músicas mais tocadas nas rádios era o novo single da cantora, 'Like a Virgin'. Era o primeiro single do novo álbum que também se chamava 'Like a Virgin'. Mas esta canção nem era suposto ser "a tal", como ela recordou recentemente com Jimmy Fallon. "O Nile Rodgers queria que o primeiro single fosse o 'Material Girl'. Estamos a falar dos tempos em que eu não tinha poder nenhum a decidir fosse o que fosse. Viam isso acontecer nos dias de hoje? Mas acabou por ser aquela música...de que todos falam", recordou referindo-se a 'Like a Virgin'.
Hoje a canção e a sua batida particular está na memória de todos. Até das novas gerações. Mas Madonna acredita que muitas pensam que é por o tema "ser controverso", quando na realidade foi a MTV que o ajudou a ser assim. A meio da cerimónia, Madonna entrou vestida de noiva para cantar a canção do momemto. E a atuação tornou-se icónica não pela canção em si mas pela performance arrojada, com Madonna a rebolar no chão em posições... no mínimo controversas.
A cantora de 64 anos recorda que quando chegou aos bastidores, depois de atuar, o seu manager estava em pânico."Quando acabou a atuação ele disse-me que a minha carreira tinha acabado", conta. Não foi o que aconteceu, porém. 'Like a Virgin' seria um dos 12 "número um" que Madonna arrecadaria ao longo de uma extensa carreira.
E quanto à atuação? Hoje Madonna esclarece o que se passou. "O que as pessoas não sabem é que durante a performance o meu sapato soltou-se. E eu não queria que se percebesse. Queria que todos achassem que aquilo, todo o meu arrastar pelo chão era tudo coreografado. Daí ter-me arrastado até lá daquela forma. Eu só queria o sapato. O pior é que o meu vestido às tantas levantou-se e eu acabei por mostrar o rabo. O rabo não, metade da metade de uma nádega", revela. "Estamos a falar de uma altura em que não era preciso mostrar o rabo para se ter uma carreira na música", diz referindo-se à atuação de 1984. "Tudo aconteceu por acidente", contou a Jimmy Fallon.
Verdade ou não a atuação tornou-se icónica e é considerada ainda hoje uma das melhores de sempre dos MTV. Tanto é que Madonna repetiu algo semelhante em 2003. Na altura atuou vestida de noivo (não de noiva, como nos primeiros MTV) num medley que juntava 'Like a Virgin' e a nova música 'Hollywood'. As noivas apareciam depois descer as escadas do bolo onde surgia...e eram nada mais nada menos do que as princesas Britney Spears e Christina Aguilera... a quem a cantora a meio da atuação deu dois beijos escaldantes na boca. Mais uma atuação para a memória.
MÃE SEMPRE
A cerimónia do seu 64.º aniversário aconteceu sem ter a seu lado uma "cara metade". A cantora está solteira desde o desfecho do romance com Ahlamalik Williams, com quem se manteve três anos, nomeadamente quando esteve em Lisboa, entre 2018 e 2020. Uma das suas muitas relações que não duraram. Recorde-se que as mais conhecidas são com Sean Penn, entre 1987 e 1990, com Warren Beatty e, claro, com Guy Ritchie no final dos anos 90... Isto sem falar dos namoros com Lenny Kravitz, Vanilla Ice, Tupac Shakur, Dennis Rodman, Carlos Leon (o pai de Lourdes), Alex Rodriguez, o bailarino Brahim Zaibat...entre outros menos conhecidos... Um dos sonhos da cantora foi ser mãe. Conseguiu-o em Outubro de 1996, repetindo a proeza em 2000. Desde então adotou, no Malaui, David Banda, Mercy James, Estele e Estere.
Um dos sonhos da cantora foi ser mãe. Conseguiu-o em Outubro de 1996, repetindo a proeza em 2000. Desde então adotou, no Malaui, David Banda, Mercy James, Estele e Estere.
Mas voltando a Lisboa e aos filhos... Em 1998 Madonna mudava-se para Portugal. Objectivo: colocar David Banda a treinar no Benfica. Foi a altura em que construiu o álbum 'Madame X', quando se dizia que se sentia apenas mãe. Bebeu das influências portuguesas, mas também das cabo verdianas, ou não tivesse a artista em pouco tempo conseguido uma mão cheia de amigos, como Dino Santiago, que a levaram a conhecer casas de fado e morna espalhadas por Lisboa.
Em 1998 Madonna mudava-se para Portugal. Objectivo: colocar David Banda a treinar no Benfica. Foi a altura em que construiu o álbum 'Madame X', quando se dizia que se sentia apenas mãe. Bebeu das influências portuguesas, mas também das cabo verdianas, ou não tivesse a artista em pouco tempo conseguido uma mão cheia de amigos, como Dino Santiago, que a levaram a conhecer casas de fado e morna espalhadas por Lisboa.
David queria futebol. A mãe arranjou, mas hoje tem outros designios. Canta, dança e segundo Madonna pode vir a ser "melhor artista que eu", revela. "O David (Banda) vai ser um dia mais famoso do que... ele é brilhante! Usa a roupa de uma forma que ninguém usa. Fica bem em qualquer coisa. Até nos meus vestidos. E com um vestido ele parece mais homem, mais másculo que a maioria dos homens", elogiou.
David queria futebol. A mãe arranjou, mas hoje tem outros designios. Canta, dança e segundo Madonna pode vir a ser "melhor artista que eu", revela. "O David (Banda) vai ser um dia mais famoso do que... ele é brilhante! Usa a roupa de uma forma que ninguém usa. Fica bem em qualquer coisa. Até nos meus vestidos. E com um vestido ele parece mais homem, mais másculo que a maioria dos homens", elogiou.
Lourdes, a filha mais velha, investiu na carreira da moda, embora participe ocasionalmente nos trabalhos da mãe.
Rocco [filho de Guy Ricchie], hoje pintor, de 22 anos, foi o que durante alguns anos esteve mais afastado, mas hoje é presença habitual nos momentos em que Madonna precisa, como aconteceu no lançamento de 'Fanally Enough Love', numa danceteria onde se anda de patins. Dias depois lá estava ele novamente com a mãe, no dia do aniversário.
Mercy James tem feito alguns trabalhos ao lado da Rainha da Pop como dançarina, enquanto que as mais novas Estelle e Estere, são as mais resguardadas. O que não impede se serem estrelas no Instagram da mãe.
"Sou mãe. É o meu papel hoje. Não me importo. Sou artista, sou mãe", disse há dois anos no Jimmy Fallon.
O QUE AÍ VEM
Pelo caminho ficam muitas recordações de uma carreira de 40 anos: vídeos como 'Erotica', 'Justify My Love' (ambos banidos durante anos na MTV), as muitas tournés esgotadas (algumas que passaram por Portugal como 'The Re-Invention World Tour', 'Sticky & Sweet Tour', 'The MDNA Tour' e a 'Madame X Tour' - esta no início 2020 antes da chegada da Covid - e alguns filmes... nem todos brilhantes, mas que os fãs lhe perdoam.
Agora, 38 anos depois dessa atuação (a tal dos MTV) Madonna está feliz com o seu novo projecto, 'Finally Enough Love- 50 Greatest Hits'. O primeiro de muitos nos próximos tempos. É que a Rainha da Pop pretende lançar nos próximos dois anos um filme autobiográfico. A atriz escolhida para o protagonizar é Julia Garner, que sobreviveu a um bootcamp com a cantora que incluía sessões intermináveis de canto e dança. "A razão porque me pus a fazer isto foi porque no passado várias pessoas tentaram que eu autorizasse fazer uma 'biopic'. Sempre homens! A Universal até tinha um guião e queria a minha benção. Digo que li, era algo superficial, horrivel, uma porcaria sem tamanho. Então decidi fazer eu o filme. Estou a escrever, a relembrar momentos... estou arrancar membros porque não posso por a minha vida toda num filme", revelou na revista 'Variety'.
Estes são apenas alguns dos projetos. Madonna, entretanto, tem ajudado alguns rappers menos conhecidos como Sickick, 070 Shake e Saucy Santana a lançar as suas carreiras utilizando as suas músicas. Nos primeiros dois casos versões de 'Frozen', no segundo de 'Material Girl' (agora intitulada 'Material Growll'). Isto ao mesmo tempo que prepara um novo álbum que sairá novamente pela mão da Warner Bros., depois de três projetos com a Interscope. E está decidida a ter uma pessoa a seu lado no disco. "Gostava de trabalhar com o Kendrick Lamar. Ele é brilhante", revelou a Jimmy Fallon.
E porque não queremos que lhe falte nada.... se quer ouvir on novo trabalho da artista, um que não consta neste novo CD, vá até ao Spotify e escreva: 'Break My Soul (The Queens Remix)'. Beyonce e Madonna juntas! Não existe vídeo por insistência das duas que querem que o público aprecie a sonoridade que mistura 'Vogue' de Madonna, com 'Show Me Love' de Robin S. e a própria Beyonce, numa homenagem a todas as artistas negras.
Isto diz tudo! O que se segue mesmo só ela saberá, mas abrandar, para já, não está nos seus planos.