
A verdade é que das gerações mais antigas às mais novas, ninguém imagina a televisão sem Manuel Luís Goucha. Há quem o tenha visto nascer na RTP1, com um ar mais sério e sisudo; e há quem o conheça agora: com um ar mais leve, pronto para a brincadeira, mas também um grande condutor de conversas sérias e emotivas.
Goucha tornou-se (e Carlos Cruz vai-nos perdoar que usemos a mesma expressão) o "Senhor Televisão". Um comunicador nato, com espectadores fiéis e que diz estar mais feliz do que nunca no horário da tarde, num programa que sempre pediu. E terá sido esta o "tiro certeiro" de Cristina Ferreira para que o seu amigo e companheiro de mais de uma década não quisesse deixar a TVI? Ele ameaçou, mas ela agarrou-o com unhas e dentes.
Manuel Luís Goucha não perdoa os erros da estação. Podia-se ver ameaçado pelos comentários do marido, mas nem isso põe em causa o lugar que conquistou na estação de Queluz de Baixo e, como diz tantas vezes, é um "colaborador" e não há contrato de exclusividade que o prenda. A reforma ficou adiada e há mais um contrato assinado: até 2024 ninguém o tira da TVI!
ELE É QUE MANDA
Mais do que se reformar, Goucha exprimiu em diversos momentos, a vontade de diminuir a sua carga horária e, aos 67 anos de idade, queria desfrutar das coisas que mais lhe dão prazer na vida. "O que eu tinha idealizado era que, para o próximo ano, ficasse a fazer programas semanais ou ficasse a fazer aquilo que a televisão quisesse de mim, ou não, porque estou perfeitamente tranquilo em não fazer televisão. Mas afinal, não vou reduzir a carga horária", disse durante a apresentação do programa ‘Uma Canção Para Ti', que se soma agora ao seu formato diário.
Uma coisa é certa, a estrela da TVI não "admite" ser dispensado e, por isso, afirma que o comando está nas suas mãos. "O trabalho é a minha casa e eu só vivo para isto. Eu é que dito as minhas saídas. Eu é que quero sair da TVI e não que a TVI me coloque fora. Isso nem pensar", acrescentou, referindo que está a viver "os dois anos mais felizes" da sua vida e que o seu limite é "a agilidade mental e física": "Não quero andar aqui a arrastar-me." O MARIDO "PODE TUDO" E AINDA TRATO DO CONTRATO DE GOUCHA
Recentemente, o marido do apresentador, Rui Oliveira, esteve no olho do furacão depois de ter anunciado, em direto, que estava de saída da TVI. "Devo anunciar que hoje [esta sexta-feira, 22 de abril] é a última vez que venho ao programa", afirmou, deixando o apresentador surpreendido. "Já não voltarei ao programa. Agradeço a todos os que me seguiram durante este período todo, às mensagens que recebi, que foram ótimas, e à forma generosa como sempre, carinhosamente, me receberam nas ruas."
Ao longo da conversa, Goucha frisou que "não há cozinha no programa, se não for com o Rui" e, mais uma vez, a sua decisão prevaleceu. Mais tarde, o companheiro do anfitrião acusou a estação de ter tido "falta de consideração" pelo seu trabalho. "A TVI nunca me convidou a sair, nem nunca me motivou, dizendo-me se gostava ou não do que fazia. Há uma falta de consideração. Isso é notório, e não posso escamotear. A estação, sempre que precisou de mim, contou comigo, até noutros programas. Vesti a camisola e ajudei. Merecia um mínimo de consideração. Ignoraram-me e por isso achei melhor sair", disse.
Mas não se ficou por aqui: "A Coral Europa [produtora do programa 'Goucha'] tinha consideração por mim, mas a TVI não. Isso era tão flagrante que nem me convidaram para a gala de aniversário, à qual não iria porque já tinha um jantar combinado, mas gostava que o tivessem feito", admitiu. Já Cristina Ferreira explicou, ontem, 26 de abril, as razões para esta falha: "Ele foi convidado, mas foi em cima da hora. O casino tinha pouco espaço, não dava para toda a gente", revelou em direto.
Embora não se esqueça desta desfeita, o marido de Manuel Luís Goucha faz questão de frisar: "A culpa não é da Cristina. Não tinha qualquer contrato com a TVI, nem sequer ganhava uma fortuna. A minha ligação era à Coral, a quem agradeço muito".
Mais uma vez, o apresentador descartou-se das afirmações do marido, deixando claro que não sabia previamente do que ia acontecer em direto.
Mesmo depois desta cartada, é o alentejano quem se vai chegar à frente para negociar o contrato final do marido, que vai auferir 50 mil euros por mês. Rui Oliveira, juntamente com os advogados que tratam de tudo do casal, discutirão os valores e as cláusulas do contrato de uma das maiores estrelas portuguesas.
O PODER NAS MÃOS DE JOSÉ EDUARDO MONIZ
Quando regressou para a TVI no papel de diretora de Entretenimento e Ficção e de acionista, Cristina Ferreira até pode ter dado a Goucha o que ele ambicionava, mas o futuro do apresentador da estação passou por outras mãos.
Apesar da vontade de que o apresentador continue em antena seja de todos, José Eduardo Moniz é o grande responsável pela sua permanência na estação. O diretor-geral da estação já tinha deixado claro, e em direto, durante a gala de aniversário da estação, que contava com Manuel Luís Goucha para o futuro. "Olhe, você ainda tem muitos anos pela frente, fica já a saber. Portanto, a idade não conta para essas coisas." Já aí o anfitrião deixou no ar que havia margem para negociação. "Bem, nós depois conversamos. Nós depois conversamos."
CRISTINA DESCULPA TUDO... ATÉ AS REVELAÇÕES SECRETAS
Amigos amigos, negócios à parte. E se há coisa que Cristina Ferreira sabe é que Manuel Luís Goucha é péssimo a guardar segredos. A mais recente prova disso foi quando o apresentador, em plena gala do 'Big Brother' revelou que 'Uma Canção por Ti' estreava no dia 5 de junho.
A diretora de Entretenimento e Ficção não gostou que o companheiro entregasse o "ouro ao bandido", revelando assim à concorrência o que esta tem planeado parao futuro. De tal forma que Cristina decidiu adiar a estreia do programa com crianças. "A Cristina ficou muito aborrecida por o Goucha ter revelado em direto o dia da estreia do programa. Retirou o efeito surpresa de que ela tanto gosta e privilegia", revelou uma fonte à revista 'Tvmais', que vai mais longe. "Pareceu uma vingança pela polémica recente que envolveu o seu marido e a Cristina. O Rui sentia-se desvalorizado, bateu com a porta e a Cristina não fez nada para resolver a situação e ainda fez um comentário que não caiu bem."
Uma coisa é certa, não há nada que ponho a "vida" de Goucha em cheque na TVI. O apresentador está de pedra e cal e com a certeza que só sai quando quiser... e as audiências estão do seu lado!