'

Notícia

A FLASH! já está no WhatsApp.
Siga-nos!
Seguir
THE MAG - THE DAILY MAGAZINE BY FLASH!

EXCLUSIVO: Pinto da Costa corta relações com o filho Alexandre! Negócios e dinheiro na origem das desavenças

Presidente do FC Porto e o filho mais velho estão de costas voltadas há mais de meio ano. Alexandre foi o único filho do dirigente desportivo ausente do seu anúncio de recandidatura, confirmando que está novamente em clima de guerra com o pai, num cenário que se repete depois da zanga do passado por causa de Sérgio Conceição.
07 de fevereiro de 2024 às 21:45
A carregar o vídeo ...
Foi com o Coliseu do Porto cheio que Pinto da Costa anunciou, no último domingo, a sua recandidatura à liderança do FC Porto. Porém, os mais atentos não puderam deixar de notar a ausência de um apoio importante para o líder azul-e-branco. No recinto estava a filha Joana, mas o mais velho, Alexandre Pinto da Costa, de 59 anos, fruto do primeiro casamento com Manuela Carmona, não marcou presença o que, sabe a FLASH!, se deve a uma nova desavença com o pai.

"Não se falam há mais de meio ano", começa por contar uma fonte próxima do dirigente portista, acrescentando que os negócios de Alexandre, que é agente de jogadores, e "questões relacionadas com dinheiro" estarão na origem da guerra familiar, que acontece após um período de acalmia nas relações entre pai e filho, que já tinham estado zangados durante mais de dez anos, também por questões relacionadas com negócios no mundo do futebol.

"A família está novamente dividida e a situação está tão grave como da primeira vez. Agora, o próprio neto de Pinto da Costa (Nuno), também está zangado com o pai. Esteve a apoiar o avô no Coliseu. O Alexandre foi o único que faltou", explicou a fonte, salientando a nova divisão no seio da família de Pinto da Costa, de 86 anos, que nos últimos tempos andava muito próximo do filho, defendendo-o, inclusivamente, várias vezes publicamente, mesmo quando este via o seu nome envolvido em várias polémicas.

...
Alexandre recebia comissões pela venda de jogadores do FC Porto
A relação entre os dois há muito que ultrapassava a barreira familiar e Alexandre Pinto da Costa esteve envolvido em alguns dos negócios mais lucrativos do FC Porto, através de um esquema que o levaria a receber comissões-extra pela transação de vários futebolistas. O caso até passaria despercebido se, em 2021, no âmbito da Operação 'Cartão Vermelho', que levou à detenção de Luís Filipe Vieira, o nome de Alexandre não viesse à baila, suspeito de receber milhões de euros em comissões provenientes de negócios de jogadores, por intermédio de outros dois empresários ligados ao clube nortenho. Em apenas quatro anos, o FC Porto deu a ganhar aos empresários a exorbitante quantia de 64 milhões de euros, com as transferências a serem investigadas e buscas feitas na casa de Alexandre.

Mais tarde, e com o nome do filho envolvido na investigação do Football Leaks, por ter feito negócios que violam a lei desportiva, Pinto da Costa saiu em sua defesa, desvalorizando aquilo que estava em cima da mesa.


"É um problema que não me preocupa. Foi a empresa do Alexandre que colocou o Rolando no Marselha. Além de deixarmos de pagar quase um milhão em salários, ainda recebemos cerca de mais um milhão. Se ele recebeu de mais alguém, a mim não me interessa nada, nem me interessa nada se o empresário é meu filho, primo, sogro, genro, amigo ou inimigo. Se o negócio for bom para o FC Porto, eu faço, se não for não faço", reagiu o líder portista.

ZANGADOS POR CAUSA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO

Esta não é a primeira vez que o futebol se intromete entre pai e filho, criando uma cisão na família. Em 1998, Pinto da Costa e Alexandre já tinham cortado relações por causa de negócios na transferência de jogadores. Tudo começou por o empresário ter mediado a transferência do então futebolista Zahovic, alegadamente, à revelia do pai. A retaliação não se faria esperar e, quando Sérgio Conceição assinou pela Lazio, Alexandre foi deixado de fora do negócio, tendo Pinto da Costa depositado a venda do jogador nas mãos de Luciano D’Onofrio, bem como a respetiva comissão.

...
Alexandre é o filho mais velho de Pinto da Costa
Depois da 'traição', Alexandre acabaria por se aproximar de José Veiga e do então presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, confirmando o clima de tensão com o pai.

Pinto da Costa reconquista brasileira Fernanda
fernanda miranda
Pinto da Costa, Fernanda Miranda
fernanda miranda, pinto da costa,
Joana Pinto da Costa, Fernanda Miranda, Pinto da costa, FC Porto, romance
Fernanda Miranda
A empresária sentada ao lado de Fernanda de Oliveira, a ex-mulher de José Fidalgo
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
fernanda miranda
Pinto da Costa, Fernanda Miranda
fernanda miranda, pinto da costa,
Joana Pinto da Costa, Fernanda Miranda, Pinto da costa, FC Porto, romance
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
A guerra familiar acabaria por durar vários anos e só em 2011 os dois fizeram as pazes. Acabou por ser com a intervenção da então companheira do pai, Fernanda Miranda, que Alexandre e Pinto da Costa se reaproximariam. A paz durou mais de dez anos e se inicialmente os dois preferiram não misturar a relação familiar com o futebol, a verdade é que, com o passar dos anos, a ligação acabaria por se tornar também profissional, com os negócio das comissões e o dinheiro a provocarem uma nova rutura entre pai e filho, que estão agora de costas voltadas há mais de meio ano.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...