
Foi há quatro anos que Pedro Costa, o filho mais velho do primeiro-ministro António Costa, trocou alianças com a namorada dos tempos de faculdade, Sara Rocha. Depois de um romântico pedido de casamento em Istambul, na Turquia, o casal subiu ao altar numa cerimónia de luxo em Lisboa, na qual o chefe de Governo não escondia a satisfação. Feliz por ver o primogénito casar, mostrou o seu lado mais descontraído e até foi filmado a dançar com a noiva, ao mesmo tempo que cantava a famosa música do ‘Dartacão’.
Tudo aconteceu em 2018, mas quatro anos volvidos o amor não resistiu. A FLASH! sabe que o casal está separado e que a decisão de avançar para o divórcio partiu de Pedro Costa. O jovem, de 31 anos, que é presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, saiu de casa há alguns meses e já não esconde que o amor acabou. Num dos últimos vídeos profissionais em que aparece, é visível que o político já não usa aliança. E nas suas redes sociais, também já não faz qualquer mistério acerca da separação. Todas as fotografias ao lado da jovem advogada, de 29 anos, desapareceram, bem como as declarações de amor que dirigia a Sara.
"Há dois anos, alguém tirou esta fotografia na igreja de Santa Isabel. No fim da cerimónia, disse o clássico ‘Sim’ com a convicção que a fotografia demonstra. Sim, seria para toda a vida; sim, o meu seria teu e o teu seria meu; sim, a decisão seria apenas uma numa vida conjunta de metades iguais. Hoje, passados dois anos, continuo a achar que esta minha última decisão individual foi a melhor que tomei na minha vida. Obrigado, meu amor. Há fotografias que envelhecem bem, como nós", escreveu, partilhando uma imagem do casamento, que teve lugar em Campo de Ourique, onde o casal deu o nó com disparidade de culto, uma vez que Pedro não professa da fé católica. No entanto, a declaração de amor já não consta do seu Instagram.
MOMENTOS MÁGICOS APAGADOS
Em 2018, cinco anos depois do início do namoro, que começou nos corredores da Faculdade de Direito, Pedro e Sara eram a imagem de um casal apaixonado. A alegria era contagiante e visível nas fotografias do casamento, preparado ao pormenor pelos noivos. A jovem subiu ao altar com um vestido da autoria de Pureza de Mello Breyner e a primeira dança fez-se ao som de uma música que dizia muito ao casal: ‘Time of my Life’, da banda sonora do filme 'Dirty Dancing'. Os noivos passaram a noite no luxuoso Hotel Ritz e seguiram depois para uma lua de mel pelo Quénia, de onde partilharam fotografias apaixonadas, durante um safari.
Porém, todos esses registos desapareceram das redes sociais. No Instagram de Pedro não há qualquer fotografia ou alusão a Sara. Já a jovem advogada, mantém as imagens mais antigas com Pedro Costa, do início de namoro, mas apagou todas as fotografias mais recentes, inclusivamente as do casamento e lua de mel. Já não usa aliança e deixou também para trás o nome de casada, Sara Rocha Costa, para voltar ao de solteira, eliminando o apelido do primeiro-ministro.
Nas redes sociais é ainda visível que Pedro e Sara, que não têm filhos em comum, mantêm o contacto por causa dos dois cães, que aparecem ora em fotografias no Instagram de um, ora de outro.
DECISÃO IRREVERSÍVEL
A separação de Pedro Costa e Rocha aconteceu há poucos meses, no entanto, fontes próximas do casal acreditam que é irreversível e que o político está seguro da decisão que tomou. "Ele não esconde que está separado, apesar de não falar muito sobre o assunto", diz uma fonte, que desconhece qual a razão que terá levado o filho do primeiro-ministro a terminar o casamento.
Este verão, nas redes sociais, já foi visível que o casal não partilhou momentos em conjunto. Enquanto a advogada se mostrava divertida em festas com amigas, Pedro Costa aparecia ao mesmo tempo num outro local, revelando assim que deixaram de partilhar uma vida em comum.
A FLASH contactou Pedro Costa e Sara Rocha, mas até ao momento não foi possível obter uma reação por parte do antigo casal.
FILHA DE COSTA CASOU-SE NO ANO PASSADO
Pedro foi o primeiro filho de António Costa a casar, mas no ano passado também a mais nova, Catarina, deu o nó. Foi o chefe de estado que, emocionado, levou a filha ao altar, na mesma igreja onde Pedro Costa já se tinha casado.
Catarina, que trocou alianças com o namorado de longa data, João Rodrigues, já tinha sido obrigada a adiar o casamento devido à pandemia de Covid-19. Porém, no ano passado conseguiu concretizar o sonho de subir ao altar. A família mostrou-se radiante e, quando António Costa já esperava pelos netos, o filho surpreende tudo e todos com a decisão de avançar para o divórcio.