
Com uma longa carreira política, Luís Montenegro nunca tinha sido, até ao momento, daquelas figuras dadas a polémicas, tanto profissionais como pessoais. Casou-se com a primeira namorada, teve dois filhos saudáveis e bem sucedidos nos estudos e a única vez que apareceu nas revistas cor-de-rosa foi numa capa que o apontava como o novo namorado de Isabel Figueira. Mas a revista tinha-se enganado: era só uma pessoa demasiado parecida com ele.
No entanto, a polémica em torno da empresa Spinumviva atingiu em cheio toda a família. Depois de ter doado a quota da empresa à mulher, o primeiro-ministro continuou sob ataque cerrado da oposição, acusado de ser chefe do governo e dono da empresa ao mesmo tempo, criando alegados conflitos de interesses. Depois dos novos ataques, Montenegro anunciou que a empresa passava a ser detida na íntegra pelos filhos, com o mais velho, Hugo, à frente do negócio familiar.
No sábado, 1 de março, Montenegro falou ao País e desvalorizou a polémica ao mesmo tempo que anunciou que a Spinumviva passa a ser “totalmente detida e gerida pelos filhos”. A mulher deixar de ser sócia e a sede da empresa deixa a morada de família de Montenegro. Quem ficou à frente do negócio foi, então, Hugo Montenegro.
As atenções viravam-se então para o herdeiro dos negócios familiares, que usava as suas redes sociais para responder ao deputado do Chega Pedro Frazão, que o acusou de ter criado "empresa de proteína de insetos para alimentação humana", que na verdade não existe, pois tratou-se apenas de um projeto desenvolvido na Universidade Católica, onde o jovem estudou.
A conta de Instagram, aberta ao mundo, acabou, no entanto por deixar Hugo mais exposto e aumentar a curiosidade em torno do primogénito do clã Montenegro. O jovem, de 23 anos, concluiu os estudos este ano na Universidade Católica do Porto, em Gestão Empresarial, e nas redes sociais gosta de mostrar uma vida comum à sua faixa etária, com muitas festas, convívios com amigos, revelando um particular gosto por viagens, uma das suas grandes paixões.
No último ano e meio, foram muitas as que realizou pelo mundo fora, tendo partilhado fotografias em destinos populares ou de luxo como o Brasil, Indonésia, Grécia, Áustria, Irlanda, Palma de Maiorca ou Eslovénia e Londres. Uma agenda preenchida de férias, que são vividas entre família e amigos.
Conhecidas foram as férias deste ano ao lado dos pais e do irmão naquela que é considerada a praia da elite portuguesa, no nordeste brasileiro: Natal. Depois de ter passado pelo Algarve, a família foi surpreendida naquele destino de luxo entre passeios de buggy ou dias de praia. As primeiras férias depois de Montenegro ter assumido o cargo de primeiro-ministro e que funcionaram como um ponto de encontro para a família, que passou a viver separada com a mudança. Se antes a mulher de Montenegro, Carla, estava em Espinho e mais próxima dos filhos, o novo cargo do marido levou-a a fazer as malas para estar a seu lado neste desafio. O que ignorava na altura é que a polémica poderia atingir toda a família, devido ao conflito de interesses da empresa familiar que coloca agora todo o clã debaixo de fogo cerrado.