
Quando, no passado sábado, dia 2 de agosto, a notícia trágica da morte de Ana Lúcia Bento, enquanto andava de bicicleta, chegou, poucos não terão feito a conexão imediata com a partida de Pedro Sobral, diretor da APEL, atropelado enquanto andava de bicicleta. O acidente com o homem-forte do Associação Portuguesa de Editores e Livreiros aconteceu em dezembro e menos de nove meses depois, um novo embate volta a fazer mais uma vítima na estrada.
Trata-se de Ana Lúcia Bento, empresária de sucesso da zona de Leiria, diretora-executiva da Inocos Cosmetics, que morreu em Carvide, no concelho de Leiria, na sequência de uma colisão com um veículo ligeiro, enquanto andava de bicicleta. O condutor apercebeu-se e parou poucos metros à frente, tendo informado o socorro e tentado prestar auxílio à vítima, mas já nada havia a fazer e o óbito foi confirmado ainda no local. Após a morte da empresária foi aberta uma investigação para apurar ao certo o que aconteceu, mas novamente o choque tomou conta do país.
As mensagens de condolências inundaram as redes sociais, nomeadamente da parte de várias caras conhecidas, de quem Ana Lúcia Bento, de apenas 46 anos, era amiga. Na sua conta de Facebook, há vários registos de imagens com figuras públicas como Raquel Strada, Diana Chaves, Júlia Pinheiro ou Ana Garcia Martins, tudo graças à empresa de cosméticos, que levou a que desenvolvesse estas ligações. Chocada com a morte da amiga, a Pipoca Mais Doce foi um dos rostos que deixaram palavras de pesar. "Uma mãezona, uma desportista, linda, feliz, bem-sucedida. Muita força à família e um beijinho especial aos filhos", escreveu.
E é, na verdade, para os filhos que se centram a maioria das orações. Ana Lúcia era uma mãe orgulhosa de duas jovens raparigas e um rapaz mais novo, com quem partilhava frequentemente vídeos divertidos nas redes sociais. A cumplicidade entre os três era sólida e saltava à vista, sendo que entre os amigos as palavras mais sentidas são dirigidas aos que perdem uma mãe e companheira incrível.
"As tuas filhas, e filho, vão sempre ter muito orgulho na mulher e na mãe que foste, tenho absoluta certeza disso", escreveu uma amiga no Facebook sobre Ana Lúcia Bento, que integrava também a a lista da Iniciativa Liberal às autárquicas, no concelho de Leiria, o que levou a uma nota de pesar do partido.
ATLETA EXÍMIA E APAIXONADA POR DESPORTO
Ana Lúcia Bento tinha 46 anos, mas dificilmente alguém lhe daria essa idade. Era conhecida por estar em excelente condição física, de cuidar de si, graças à enorme paixão pelo desporto. Além da bicicleta, que praticava com frequência, corria ou nadava com o mesmo afinco, sendo que entre os amigos é lembrada pela paixão exacerbada que tinha pelo desporto.
"A Ana que nos habituou às fotografias diárias de manhã bem cedo porque foi treinar com as amigas, ou porque foi nadar ou correr… que parecia ter 30 anos, quando já tinha 46 anos… a Ana que inspirava quem a seguia… a Ana que viajava com as filhas e fazia programas incríveis… a Ana que era empresária e que estava na melhor fase da vida dela… como? E porquê? Não merecia…não é justo…", escreveu uma outra amiga nas redes sociais, sem esconder a tristeza pela partida de uma amiga, mãe todo o terreno e empreendedora, que era vista como um exemplo para os seus.