Jorge Rebelo de Almeida era um homem feliz na inauguração do mais recente hotel da cadeia Vila Galé. O empresário português de 76 anos reuniu a família próxima em Belém, capital do estado do Pará, para a abertura oficial do Vila Galé Collection Amazónia, a 13ª unidade do grupo no Brasil.
A inauguração aconteceu a 31 de outubro e contou com a presença dos filhos - Gonçalo, Joana, Lara e Inês - e de amigos próximos, para lá de diversas personalidades locais e nacionais brasileiras. Gonçalo Rebelo de Almeida, o filho do fundador e presidente do grupo empresarial, esteve em destaque nestes dias no norte do Brasil. Afinal, o atual administrador esteve afastado do negócio familiar durante um ano (entre novembro de 2023 e novembro de 2024), devido a divergências de visão estratégica com o pai, mas todas as diferenças parecem agora sanadas, com Gonçalo a regressar à ribalta dentro do grupo hoteleiro e da família.
Gonçalo teve papel de destaque na conferência de imprensa de apresentação do Vila Galé Collection Amazónia e multiplicou-se em entrevistas ao longo dos dias, havendo sempre tempo para momentos de descontração com a família e os amigos presentes.
Um dos momentos altos da noite aconteceu com a fotografia de família numa das áreas comuns do hotel. Jorge Rebelo de Almeida juntou a família próxima, incluindo a sua ex-mulher, Cristiane Oliveira, mãe das duas filhas mais novas do empresário português, que acompanhou Lara e Inês na viagem ao Brasil.
A noite da inauguração foi de festa e teve direito ao tradicional descerrar da placa, com o governador do estado do Pará (Helder Barbalho), concorrido jantar e noite de atuações musicais, fogo-de-artifício e homenagens várias. As forças vivas de Belém e do Pará não quiseram faltar, vestindo-se a rigor para a ocasião. Entre o clássico e o mais ousado, houve 'modelitos' para todos os gostos e estilos, principalmente no setor feminino. No masculino, o casual chic comandou as tendências: calças, camisa e blazer que não comprometem. A animação durou até às primeiras horas da madrugada, com um grupo de resistentes a manter a pista de dança animada.
Sobre a inauguração do hotel, o fundador Jorge Rebelo de Almeida, não escondeu o orgulho: “Foi um desafio superado, o de erguer este hotel em 11 meses. Temos um 'tesão' imenso de fazer coisas difíceis. Recuperar o património histórico é um dever”. Sobre Belém do Pará, Jorge, não tem dúvidas: “Vale a pena conhecer a cidade, é incrível”.
ENTRE A COP30 E ESPETÁCULOS INESQUECÍVEIS
O prazo apertado para a abertura do hotel deveu-se à realização em Belém do Pará da COP30, conferência da Organização das Nações Unidas para o Ambiente. Algumas das delegações e convidados da conferência puderam já ficar no Vila Galé Collection Amazónia, hotel que serve de tributo às mulheres, com cada um dos 227 quartos dedicado a vultos da história e da sociedade nas mais diversas áreas: de Elis Regina a Cleópatra, passando por Coco Chanel, Madonna ou Natália Correia. O hotel foi instalado em três antigos armazéns portuários centenários, nas margens da baía de Guajará, bem perto de outros pontos fortes da cidade, como o Museu das Amazónias, a Estação das Docas ou o mercado Ver-o-Peso, locais por onde membros da família Rebelo de Almeida (em grupo e em separado) andaram a passear nesses dias passados na capital estadual.
onia
Na noite seguinte
à da inauguração do hotel, os Rebelo de Almeida e dezenas de convidados
participaram no badalado Global Citizen Festival, evento de solidariedade e
cultura que aconteceu no estádio do Mangueirão, em Belém do Pará, e juntou
cerca de 50 mil pessoas.
Bem junto ao palco, numa área VIP recheada de famosos, os Rebelo de Almeida
assistiram, dançaram e vibraram com as atuações de Gilberto Gil, Seu Jorge,
Anitta e Chris Martin, entre muitos outros.
Em plena arena do estádio, a curta distância dos ídolos, Jorge e Gonçalo, pai e filho, partilharam momentos de alegria e de emoção numa noite muito especial. O evento arrecadou mais de mil milhões de dólares para a proteção da Amazónia, em vésperas do início da COP 30, a cimeira das Nações Unidas para o ambiente que decorre de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará.