
Desde que chegou ao Palácio da Zarzuela, há 20 anos, que Letizia "nunca mais deixou de fazer retoques". Quem o diz é Jaime Peñafiel, jornalista e especialista em assuntos da realeza espanhola: "Está obcecada com o seu aspeto físico desde o primeiro momento em que se conheceu o seu nome como noiva de Felipe", disse o maior crítico da rainha no programa ‘Too es Mentira’, depois de ser questionado sobre a figura cuidada da mulher do rei espanhol.
Acusou: "Após o atentado da Atocha [estação principal de Madrid, em 11 de março de 2004], toda a família teve que aparecer em público e ela apresentou-se em público com o cabelo a tapar a cara porque tinha sido acabada de ser operada". Tinha então apenas 31 anos. Disse ainda Peñafiel sobre a rainha: "Já retocou tudo o que se vê e algumas coisas que não se vêem, mas que se intui", assegurou ao mesmo tempo que atirou contra Felipe: "Letizia é uma pessoa que parece estar muito segura de si, mas não é assim. Está continuamente a retocar-se e a culpa é de Felipe que permite tudo isto. Só tinha de dizer: ‘Apaixonei-me por outra mulher com a qual não és nada parecida’", opinou o jornalista.
Será que Jaime Peñafiel exagera nas suas apreciações em relação aos cuidados da antiga jornalista da TVE com a sua imagem? Numa coisa tem razão: Letizia, de facto, tenta a todo o custo atenuar, ao mesmo tempo que tem alterado partes do seu rosto que não gostava tanto, como é o caso do nariz e do queixo. Assim, não será de estranhar que a celebração dos seus 50 anos, no próximo dia 15 de setembro, para além de uma festa seja também um foco de preocupação. Um marco difícil para quem tanto teme o envelhecimento, como é o caso da rainha de Espanha. Como que antecipando esta data, a mulher de Felipe tem, de facto, vindo a revelar uma obsessão perigosa pela imagem, como acusa Peñafiel.
TRABALHO DIÁRIO NO GINÁSIO
Pratica exercício físico todos os dias, independentemente da sua agenda oficial. Os resultados estão mais que à vista. Para além dos braços, que estão musculados e trabalhados ao nível de uma atleta profissional, também os abdominais fazem inveja a qualquer pessoa mais jovem. É oficial: Letizia não passa sem ginásio. Avança o site alemão ‘schlager.de’ que a obsessão da antiga jornalista pelo fitness é tão grande que até Felipe já se mostrou seriamente preocupado com a mulher. Diz-se que tem um personal trainer, mas mesmo sozinha tem por hábito ir sozinha para o ginásio instalado na Zarzuela, em Madrid, e só sai de lá quando as suas responsabilidades oficiais a obrigam. Corre inclusivamente o rumor de que, por vezes, Letizia sai da cama de madrugada e vai fazer jogging nos jardins do palácio.
Nos últimos anos, Letizia passou de um tamanho S para um XS e, ainda assim, parece não estar satisfeita. O marido não entende esta preocupação da mulher com a magreza, uma vez que até geneticamente ela é bastante favorecida. Percebe-se isso ao olhar para a mãe, Paloma Rocasolano, e para a irmã, Telma Ortiz. Também Érika Ortiz, a irmã que se suicidiu, era uma mulher magra. Letizia nasceu, portanto, numa família de pessoas que, aparentemente, não têm tendência para engordar. A genética não lhe podia ser mais favorável no que diz respeito a este aspeto em concreto.
Mas se o exercício físico é um vício, o cuidado desmesurado com o seu regime alimentar é igualmente excessivo. É uma acérrima defensora das dietas chamadas saudáveis e nada a faz desviar desse caminho. O seu maior sacrifício são os jantares oficiais. A rainha, que come muito pouco, faz de conta que acompanha a refeição, mas a verdade é que a comida fica quase intacta no prato. Além do mais, também não bebe qualquer bebida alcoólica e já foi altamente criticada por brindar e não beber. Consideram os especialistas em protocolo real que a rainha deveria, no mínimo, molhar os lábios para não desconsiderar os outros comensais, geralmente altas individualidades. A rainha de Espanha, para além de preferir sempre os alimentos ditos ‘bio’, segue uma dieta que a ajuda a manter o peso e que ao mesmo tempo é anti envelhecimento. Que lhe retarda os sinais do avançar da idade.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS E CIRURGIAS PLÁSTICAS
A antiga jornalista da TVE é também viciada em tratamentos estéticos. As cirurgias plásticas a que já se sujeitou continuam a fazer manchetes na imprensa internacional. Embora sejam intervenções discretas, a verdade é que as alterações no rosto de Letizia nos últimos anos saltam à vista. Já o rei de Espanha tem alguma dificuldade em aceitar que a sua mulher corra atrás da eterna juventude quando essa nunca foi uma preocupação entre as mulheres da sua família. Veja-se os exemplos da sua mãe, a rainha Sofia, e das suas duas irmãs, as infantas Elena e Cristina.
Pois, mas esse não é de todo o entender de Letizia. Ela não deixará de recorrer aos mais variados procedimentos estéticos que a ajudem a manter-se bela, elegante e jovem. De facto, a poucos dias de completar 50 anos de idade, a mulher de Felipe VI de Espanha não aparenta a idade que tem. Dizer-lhe que parece irmã das duas filhas adolescentes, a princesa Leonor e a infanta Sofia, é o maior elogio que lhe podem fazer. Um elogio repetido vezes sem conta este verão, durante as férias em Palma de Maiorca. Em calções ou com um vestido curtinho, a rainha, diga-se, não aparenta a idade real.
"ESPELHO MEU, ESPELHO MEU! HÁ ALGUÉM MAIS BONITA DO QUE EU?"
Por tudo isto, teme-se que, doravante e com o avançar da idade, Letizia não seja capaz de gerir o passar do tempo. Que os sinais do envelhecimento, e apesar dos seus esforços, comecem aos poucos a fazerem-se notar. Será que a rainha não se vai deixar afetar psicologicamente com isso? Como reagirá quando se deixar de se falar da sua beleza e da elegância? Quando começar a ser substituída nas capas das revistas pelas suas filhas ou pela sobrinha do marido, Victoria Federica? Quando os seus looks e a sua imagem não passarem de uma notícia de rodapé? Há quem em Espanha tema o pior e assegure que a mulher de Felipe VI – apesar de já começar a assumir alguns dos seus cabelos brancos – não lidará bem com esse papel mais secundário no que à sua imagem diz respeito. Quase nos faz lembrar a história infantil da Branca Neve em que a Rainha Má tem um espelho mágico a quem pergunta incessantemente: "Espelho meu, espelho meu! Há alguém mais bonita do que eu?"