'
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

O final de um ano intenso! Como Lisboa mudou a infanta Sofia, que segue agora para uma nova etapa numa cidade diferente

Depois dos últimos anos em regime de internato, Lisboa deu a tão desejada liberdade à filha mais nova dos reis de Espanha, que a aproveitou com responsabilidade e consciente dos desafios. Agora, prestes a concluir o primeiro ano, prepara novos voos, mas não esconde o quanto foi mudada pela capital portuguesa.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
16 de abril de 2026 às 19:45
O final de um ano intenso! Como Lisboa mudou a infanta Sofia, que segue agora para uma nova etapa
Infanta Sofia conclui ano em Lisboa e prepara-se para nova etapa
Infanta Sofia, princesa Leonor
Rei Felipe VI e Rainha Letizia de Espanha visitam Portugal com a Infanta Sofia
Infanta Sofia
Infanta Sofia
Infanta Sofia visita Lisboa, de Belém à Baixa, e encanta-se com a capital portuguesa
Infanta Sofia muda-se para Lisboa
Infanta Sofia de Espanha muda-se para Lisboa, segundo especialista
Infanta Sofia assiste à final do Campeonato Europeu feminino de futebol na Suíça
Infanta Sofia conclui ano em Lisboa e prepara-se para nova etapa
Infanta Sofia, princesa Leonor
Rei Felipe VI e Rainha Letizia de Espanha visitam Portugal com a Infanta Sofia
Infanta Sofia
Infanta Sofia
Infanta Sofia visita Lisboa, de Belém à Baixa, e encanta-se com a capital portuguesa
Infanta Sofia muda-se para Lisboa
Infanta Sofia de Espanha muda-se para Lisboa, segundo especialista
Infanta Sofia assiste à final do Campeonato Europeu feminino de futebol na Suíça

Em setembro do ano passado, a infanta Sofia chegava tímida a Lisboa, para o início do seu percurso universitário, e consciente dos desafios que tinha pela frente. A capital portuguesa abria-lhe portas a um sem número de mudanças: deixava o ensino em regime de internato, como vivia no País de Gales, e dava as boas-vindas a uma desejada liberdade, mas que acarreta outros desafios para um membro da realeza espanhola. Foi acompanhada por uma equipa de seguranças que a jovem iniciou a sua formação no curso de Ciência Política e Relações Internacionais, no prestigiado Foward College, no coração do Chiado, mas com o passar do tempo a jovem, de 19 anos, foi-se libertando de amarras e conquistando a sua liberdade na cidade.

Ao longo dos meses, fotografias que acabavam por vir à tona mostravam Sofia na normal vida de estudante a passear por Lisboa ao lado dos colegas, sendo que na maior parte do tempo conseguiu passar despercebida, desfrutando da universidade como qualquer jovem da sua idade. 

Agora, arranca para a reta final do ano, com muitos desafios intelectuais, na última fase do primeiro ano, num modelo de ensino adaptado ao nosso tempo e com disciplinas em que o foco está também na inteligência artitificial. "A princesa Sofía e os seus colegas são obrigados a usar IA em todas as tarefas atribuídas pelos seus professores a fim de desenvolver uma sólida alfabetização em IA", revelou a revista 'Hola!', destacando o "modelo da sala de aula invertida": uma técnica que "permite aos alunos preparar o conteúdo principal de forma independente e usar o tempo de aula para discussões mais aprofundadas, colaboração e apoio individualizado".

É em junho que terminam os exames da infanta Sofia, que inicia depois as tão desejadas férias de verão. Para além do período em que ruma com os pais a Palma de Maiorca, pouco se sabe acerca do descanso mais privado da filha dos reis de Espanha, que aproveitará para fazer uma vida normal como qualquer jovem da sua idade, enquanto preparar o novo ano letivo no próximo destino: Paris, na Cité Internationale Universitaire, a maior residência estudantil, na região da Île-de-France, que alberga 1200 pessoas, de 150 nacionalidades diferentes.

Antes disso, haverá, porém, tempo para matar saudades dos pais, num ambiente completamente descontraído e longe dos olhares indiscretos. Há anos que os reis de Espanha levam a cabo uma missão bem sucedida de planearem um período de férias de verão em família, sem que o destino seja descoberto pela comunicação social. Diz-se que a Grécia está entre os destinos favoritos dos monarcas, mas a verdade é que raramente surgem fotografias desses momentos, com uma verdadeira operação de segurança a ser montada para que os reis e as duas filhas possam ter o tão desejado momento familiar.

Além disso, também Sofia e Leonor demonstram ter agenda própria e já aproveitam os seus dias de descanso na companhia de amigos. Este é também o período em que as irmãs, que sempre foram muito chegadas, aproveitam para se juntar e matar saudades, numa época feliz antes de retomarem os seus compromissos.

Saber mais sobre

você vai gostar de...