
E quando Maria Cerqueira Gomes julgava que os piores pesadelos vividos na TVI já faziam parte do passado, o cenário volta a repetir-se. Em 2020, a apresentadora decidiu deixar a estação porque a condução de um programa diário - o 'Você na TV' - não lhe permitia dedicar tempo à vida familiar, nomeadamente ao filho mais novo, de quem vivia afastada durante a semana, uma vez que, para o poupar a mudanças radicais, o pequeno João tinha permanecido no Porto.
Foram tempos agridoces para Maria que, ao mesmo tempo que via o seu mediatismo disparar, deparava-se com a certeza de que era impossível viver no melhor de dois mundos e que o filho, ainda bebé, precisava de ter a mãe ao seu lado. Depois de uma conversa franca com a direção do canal, decidiu regressar à cidade invicta, mantendo a ligação com a TVI, mas com um cariz mais pontual, o que fez também com que levasse um valente corte no ordenado, na ordem dos 60 por cento, auferindo quatro mil euros mensais.
Passaram-se dois anos e se Maria julgava que não voltaria a viver essas emoções, agora passa pelo mesmo pesadelo. No último fim de semana, a apresentadora partilhou uma fotografia nos stories do Instagram abraçada ao filho João, na piscina, enquanto não escondia que a despedida era uma facada no seu coração. "Valeu cada minuto e segundo das últimas 21 horas no Porto", escreveu. Maria Cerqueira Gomes, que acumula a apresentação de 'Casamento de Sonho' com o 'Em Família', e outros projetos que pontualmente a TVI lhe atribui, tem neste momento uma agenda tão preenchida que volta a estar sem tempo para o seu bem mais valioso.
Com o filho a manter-se na cidade do Porto, a apresentadora aproveita os momentos livres para viagens-relâmpagos, mas depara-se com outro problema e que tem a ver com o facto de, neste momento, ter os seus grandes amores cada um para seu lado.
FICA MAIS DIFÍCIL VIAJAR PARA ESPANHA
Com os vários projetos em simultâneo, torna-se mais difícil para Maria Cerqueira Gomes desdobrar-se em viagens ao Porto para estar com os filhos - além de João, é ainda mãe de Francisca Cerqueira Gomes - e a Espanha, onde vive o seu novo namorado, Cayetano Rivera. Se quando o amor começou, a apresentadora tinha apenas em mãos o 'Em Família' e durante a semana muito tempo livre para se dividir entre o filho e o namorado, o novo horário preenchido deixa-a agora sem tempo para respirar e complica um pouco os planos para a paixão.
No entanto, também é verdade que este novo projeto representa um incremento no salário de Maria, que recebe à parte por cada desafio que acumula e aumenta ainda mais a sua visibilidade na TVI, onde tem já o estatuto de uma das principais apresentadoras da estação.
Para além do montante-extra que aufere da estação, Cerqueira Gomes vê ainda os contratos publicitários com marcas de topo a aumentarem. Considerada uma das mulheres mais elegantes da televisão, a apresentadora apenas se associa a marcas de um determinado segmento, de luxo, tentando manter a sua imagem no topo, e sabendo como não a desgastar, ainda que a TVI insista em dar-lhe, muitas vezes, o posto de bombeiro de serviço.