
Não foi só o "coração quentinho", foi a forma como o disse que tornou inegável que Catarina Furtado estava novamente apaixonada, e muito. De olhos tremeluzentes, a apresentadora admitiu que estava a viver sensações novas, que faziam que descobrisse coisas que desconhecia, aos 53 anos. “É maravilhoso. É mesmo especial. É algo muito, muito diferente de tudo. Eu própria estou a descobrir coisas que não sabia… coisas que não fazia ideia sobre mim própria", revelou em conversa para o podcast de Sofia Cerveira.
Semanas depois, a revelação da identidade do novo amor partiria de Maya, no programa 'Noite das Estrelas', da CMTV. E se o nome Carlão soou, à primeira vista, estranho a muitos, quem conhece a apresentadora da RTP sabia, no fundo, que eram mais os pontos que a uniam ao vocalista dos Da Weasel do que aqueles que os separavam.
Os dois conheceram-se no 'The Voice Kids', onde ele se tornaria mentor, e terá sido nos bastidores do programa, alicerçado por uma admiração mútua, que os dois terão começado a perceber os tais pontos em comum, a começar pela veia artística muito presente em cada um deles e canalizada para diferentes plataformas, a dele para a música, a de Catarina para a apresentação. Além disso, liga-os também uma forte preocupação social e consciência do mundo em que rodeiam, mais uma vez nascidos de diferentes perspetivas.
Catarina, que sempre teve uma vida privilegiada, usaria desde muito cedo a sua voz pública para ajudar quem mais precisa, a consciência de que, enquanto figura pública, tem um dever diferente de tornar visíveis os problemas que nos rodeiam. Já Carlão, que desde cedo sentiu na pele a discriminação e a dureza de uma vida de quem ainda miúdo, ao lado dos pais, fugiria de uma guerra em Angola, terá esse sentido de missão ainda mais presente.
Tudo isto, e outras tantas coisas, acabariam por confluir numa ligação especial que já dura há vários meses e que chegou na altura certa, uma vez que ambos se encontravam livres para viver este amor.
A apresentadora já havia terminado em 2023 o casamento de 18 anos com João Reis, encontrando-se tanto numa fase de mudança como de descobertas. Já Carlão, também muito reservado em relação ao lado mais pessoal, não é certo quando tenha terminado a longa união com a mãe das filhas, Sofia de Sousa, mas imagens dão conta de que no verão do ano passado terá deixado de usar aliança. Apesar de nunca se ter casado, o anel simbolizava o compromisso face a um amor de vários anos que mostra que, tal como Catarina, Carlão também é dado a longos relacionamentos.
Além disso, o amor chega também numa fase da vida diferente para Carlão. Se os anos de juventude foram para o vocalista dos Da Weasel tempos de descoberta, em que assumiu ter-se, muitas vezes, entregue às drogas, que só abandonava em prol de um compromisso maior, a música, agora, aos 50 anos, o artista admite ter chegado a um novo ponto de equilíbrio. "Com 20, 30 anos disparava para todo o lado... agora há coisas mais importantes", garante o músico que sempre foi muito ligado à família e um pai orgulhoso das duas filhas, tal como Catarina.
O ASSUMIR DE UM NOVO AMOR
Depois de o romance ter sido tornado público, Catarina e Carlão não o assumiram publicamente, no entanto, a verdade é que se nos primeiros tempos de namoro se terão preocupado ao máximo por resguardar o relacionamento dos olhares mais indiscretos, essa preocupação foi diminuindo à medida que os meses foram passando e, durante o Festival Sol da Caparica, a meio de agosto, a apresentadora mostrou-se na plateia a dançar ao som das músicas dos Da Weasel, numa pista que para alguns não passaria despercebida.
De acordo com fontes ligadas à apresentadora, Carlão também terá marcado presença na festa dos 53 anos de Catarina, que tiveram lugar na Associação Coração com Coroa, o que terá funcionado também como o momento simbólico em que a estrela oficializou a relação perante os seus. O momento de o assumir em público poderá, no entanto, tardar para duas pessoas que sempre geriram a vida com grande discrição.