
Desde que estoirou o escândalo em torno da alegada infidelidade de Letizia com o antigo cunhado, Jaime del Burgo, que os reis de Espanha se debatem entre a vontade cada vez mais premente do divórcio e de seguirem vidas independentes quando há muito que o casamento estará, efetivamente, terminado, e tudo aquilo que é maior do que eles enquanto marido e mulher, e que se prende maioritariamente com questões públicas e a continuidade da coroa espanhola.
Por tudo isto, a decisão da separação oficial parece definitivamente arredada com os reis de Espanha a encontrarem uma espécie de compromisso para continuarem casados, ainda que mediante novos termos. De acordo com a imprensa espanhola, há uma espécie de acordo secreto que mantém os monarcas juntos e que faz com que tenham de seguir uma espécie de código de conduta que alavanque uma existência pública saudável, respeitosa e que alimente a ideia de uma vida matrimonial saudável.
Porém, dentro de Zarzuela, os dois podem ser simplesmente Letizia e Felipe, duas pessoas que já não conseguem encontrar um caminho de entendimento e seguem vidas opostas.
Muitos se questionam a razão pela qual, numa monarquia que se pretende adequar cada vez mais aos nossos dias, o casal não assume simplesmente que o amor acabou ou evoluiu num outro sentido, mas a verdade é que haverá uma razão de peso para que Letizia e Felipe mantenham esta espécie de fachada: é que, de alguma forma, ela garante a continuidade da casa real espanhola - que muito agastada foi nos últimos anos com as polémicas em torno do rei Juan Carlos - e desta forma o futuro da princesa Leonor, a sucessora.
E se Felipe e Letizia podem discordar em muitas questões fulcrais, a verdade é que ninguém tem dúvida de uma coisa: são ambos pais protetores e orgulhosos, dispostos a fazer de tudo para que as filhas tenham o melhor futuro possível, mesmo que para isso possam ter de fazer alguns sacrifícios, abdicando da sua própria felicidade pessoal.
RELAÇÃO ESCONDIDA COM EMPRESÁRIO
O acordo secreto assinado por Letizia e Felipe fará, por isso, que os reis continuem obrigados a uma vida pública de muitas aparências, mas possam seguir mais ou menos as suas por detrás das cortinas. E isso será exatamente aquilo que ambos farão.
Diz-se que a vida privada dos reis só aos mesmos diz respeito e que, protegidos por questões de ultra confidencialidade e segurança, ambos levarão a sua vida ao lado de outros amigos especiais.
As últimas notícias dão conta que a rainha terá mesmo um novo amigo com alguma importância na sua vida, com quem tem mantido encontros secretos ao longo dos últimos meses, alguns dos quais terão acontecido mesmo em Portugal, onde Letizia conseguirá uma vida menos exposta.
Trata-se de um empresário de topo de Madrid por quem a rainha andará encantada. Enquanto isso, Felipe VI encontra nas idas à neve com amigos os seus momentos de escape onde conseguir fugir à pressão de um reinado que lhe tem colocado desafios a todos os níveis.