
"Who're you gonna call? Ghostbusters!" Parece incrível, mas voltámos todos a entoar o tema de Ray Parker Jr. que, em 1984, liderou tabelas de vendas de discos - em vinil, claro.
E tudo porque 'Caça-Fantasmas', a comédia míticas dos anos 80, têm uma nova sequela que já está, desde a passada semana, nas salas de cinema em Portugal.
Numa altura em que o revivalismo está na moda, com várias séries icónicas dos anos 90 regressadas ao pequeno ecrã com nova roupagem - como 'Sexo e a Cidade', 'Doido Por Ti' ou 'Ficheiros Secretos' - chega agora 'Caça-Fantasmas: O Legado' para fazer as delícias dos fãs dos filmes originais - 'Caça Fantasmas' (1984) e 'Caça Fantasmas II' (1989) mas também das novas gerações.
O filme tem novos atores, como Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace e Paul Rudd, mas o segredo do sucesso passa por poder também contar com alguns dos atores do elenco original da comédia supernatural: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Ernie Hudson e Annie Potts.
CRÍTICAS E AUSÊNCIAS NOTÓRIAS
Rick Moranis, que interpretava o contabilista Louis Tully, recusou regressar ao franchise porque, de acordo com a imprensa norte-americana, ficou "desiludido" com 'Caça-Fantasmas II'. Além disso, nos últimos anos, o ator de 68 anos - que protagonizou 'Querida Encolhi Os Miúdos' (1989) - tem estado mais focado em trabalhos de locução e de escrita de argumentos.
Há ainda a lamentar a ausência de Harold Ramis, que, ao lado de Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson, era um dos quatro caça-fantasmas. Recorde-se que o ator morreu em 2014 aos 69 anos de idade, vítima de complicações de um tipo raro de vasculite autoimune, que provoca o inchaço de vasos sanguíneos.
A FEBRE DA NOSTALGIA
'Caça-Fantasmas: O Legado' parte da história de uma mãe solteira que chega a uma pequena cidade com os seus dois filhos e descobre uma ligação entre os caça-fantasmas veteranos e um segredo do seu avô.
O filme está a receber boas críticas, com a maioria dos fãs de cinema a elogiar o aspeto nostálgico e um visual retro bem conseguido.