'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

Prémios do cinema de 2022: os nomes que pode começar a decorar

Começa a aproximar-se a época dos Óscares e dos Globos de Ouro e já há favoritos para os prémios mais cobiçados. De ‘Belfast’ a Lady Gaga, confira aqui alguns dos filmes e atores que se destacaram no ano e onde os poderá ver.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
06 de janeiro de 2022 às 22:48
...
Kristen Stewart no papel da princesa Diana, em 'Spencer' Foto: Cinemundo

2022 teve o seu pontapé de saída e com ele surge também a época das cerimónias dedicadas à Sétima Arte. O evento dos Globos de Ouro, sem apresentadores de renome ou tapete vermelho, terá brevemente lugar no próximo dia 9 de janeiro, com os nomeados já anunciados, enquanto que os Óscares, ainda sem nomes anunciados, estão agendados para o dia 27 de março. Em baixo, poderá encontrar alguns dos filmes, atores e atrizes mais badalados do ano, cujos desempenhos os colocaram entre os favoritos para estes prémios, assim como o local onde os poderá ver, caso exista essa possibilidade.

1. 'BELFAST'

...
Belfast Foto: Universal Pictures

Onde poderá ver: Cinemas, a partir de dia 24 de fevereiro

O grande favorito para o Óscar de melhor filme é ‘Belfast’, filme de Kenneth Branagh que tem como pano de fundo as revoltas que tiveram lugar na capital da Irlanda do Norte em 1969, com protestantes e católicos em lados opostos da barricada, sob um cenário de violência. A história segue um rapaz, Buddy, interpretado por Jude Hill, cuja infância acaba afetada pelo conflito. É, aliás, uma história que tem bases autobiográficas, já que o próprio Branagh viu a sua família a sair de Belfast em direção a Reading, em Inglaterra, para escapar às tensões – experiência que é ainda partilhada por outros membros do elenco. Estes tempos acabaram por criar uma cisão que durou décadas, dividindo comunidades devido às diferenças religiosas e ainda hoje são visíveis sinais deste tumultuoso passado.

O filme, que irá estrear em fevereiro nos cinemas portugueses, venceu o prémio People’s Choice no Festival de Cinema de Toronto, e já assegurou a nomeação para melhor filme de drama nos Globos de Ouro e para melhor filme no Critics’ Choice Awards. Há vários meses que é considerado como uma das obras que parte à frente na corrida pela mais prestigiosa estatueta da Academia. Corrida essa que terá igualmente Kenneth Branagh na categoria de melhor realizador, Ciarán Hinds é também um dos favoritos da imprensa para melhor ator secundário e, de forma análoga, Caitríona Balfe, para melhor atriz secundária.


 

2. ‘DUNE'

...
Dune Foto: Warner Bros. Pictures

Onde poderá ver: Atualmente nos cinemas

Num ano marcado pelas candidaturas a Óscar por parte de vários blockbusters, o mais forte dos candidatos a melhor filme dentro dessa descrição chega pela mão de Denis Villeneuve, ‘Dune.’ Depois de obras de menor orçamento mas vastamente elogiadas pela crítica, como são os casos de ‘Polytechnique’, em 2009, um filme duro e cru sobre o massacre com motivações sexistas numa instituição em Montréal, ou ‘Incendies’, de 2010, que dificilmente deixou indiferente algum dos seus espetadores.’ Pelo meio uma adaptação de Saramago (‘Enemy’) e duas incursões notáveis na ficção científica (‘Arrival’ e ‘Blade Runner 2049’), estas últimas já no mainstream da Sétima Arte.

‘Dune’, cuja segunda parte foi já confirmada, é baseado na obra homónima de Frank Herbert (tal como o filme de David Lynch, em 1984) e segue o protagonista Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet, enviado para o perigoso planeta Arrakis, informalmente conhecido como "duna", onde cresce o muito procurado recurso natural de nome melange.

A carregar o vídeo ...
Veja o trailer de 'Dune', um dos filmes mais aguardados do ano


 

3. ‘WEST SIDE STORY’

...
West Side Story Foto: 20th Century Studios Portugal

Onde poderá ver: Atualmente nos cinemas

Mas ‘Dune’, não é o único dos filmes mainstream a "infiltrar-se" nas previsões. Ainda que o novo ‘Homem-Aranha’ tenha tentado uma forte candidatura aos maiores prémios, não é considerado pela imprensa da especialidade como um dos favoritos. Por outro lado, há ‘West Side Story’, de Steven Spielberg, uma segunda adaptação da famosa peça de teatro, depois da de 1961.

O musical da Disney, cuja principal linha narrativa é a guerra entre dois gangues, Jets e Sharks, pelo controlo da zona ocidental de Manhattan, foi igualmente destaque pela estreia cinematográfica de Rachel Zegler, logo no papel de co-protagonista, mas também pelas atuações de Ariana DeBose (possível candidata a melhor atriz secundária, tal como Rita Moreno) e de Ansel Elgort, que, por estar envolvido em acusações de agressão sexual, deverá ficar fora da corrida na categoria de melhor ator.

A carregar o vídeo ...
Veja o trailer de 'West Side Story', de Steven Spielberg

 

4. LADY GAGA EM 'CASA GUCCI'

...
Lady Gaga em 'Casa Gucci'

Onde poderá ver: Atualmente nos cinemas

Depois do sucesso em ‘Nasce uma Estrela’, Lady Gaga repetiu a dose, agora num papel bem menos musical e muito mais desafiante. Em ‘Casa Gucci’, a estrela pop veste as (dispendiosas) roupas de Patrizia Reggiani, que ficou conhecida como ‘Viúva Negra’ por ter tentado assassinar o seu marido Maurizio Gucci, interpretado no filme por Adam Driver.

Apesar das críticas ao casting no filme de Ridley Scott por parte dos descendentes da família Gucci e até ao seu sotaque (a professora de voz de Salma Hayek no filme atacou-o por soar mais russo do que italiano), o desempenho da cantora recebeu também vastos elogios e é, efetivamente, uma das favoritas aos prémios de melhor atriz principal.




5. WILL SMITH EM 'KING RICHARD: PARA ALÉM DO JOGO'

...
Will Smith em 'King Richard' Foto: Warner Bros. Pictures

Onde poderá ver: Atualmente nos cinemas

No ano em que lançou a sua auto-biografia, Will Smith voltou a ser preponderante na Sétima Arte. O ator interpreta Richard Williams, pai das famosa dupla de irmãs tenistas Serena e Venus, no filme ‘King Richard: Para Além do Jogo’, que já poderá mesmo amealhar estatuetas de melhor filme nos Globos de Ouro, no Critics’ Choice Awards, e, poderá ganhar uma nomeação nesta categoria nos prémios da Academia.

Algo que aliás também se aplica a Smith, já nas nomeações na categoria de melhor ator nos mesmos dois prémios e um dos favoritos para a categoria de melhor ator principal nos Óscares, segundo a imprensa, sendo que seria a primeira destas estatuetas em casa do também rapper.



6. KRISTEN STEWART EM 'SPENCER'

...
Kristen Stewart em 'Spencer' Foto: Neon

Onde poderá ver: Atualmente não o poderá fazer de forma legal, tendo já saído das salas de cinema

Continuando na senda das autobiografias, um estilo que apareceu de forma preponderante nos títulos de maior perfil do ano, surge de forma idêntica com alguma frequência o nome de Kristen Stewart. A norte-americana é protagonista em ‘Spencer’, uma interpretação que se pode chamar alternativa da princesa de Gales e que cobre a era na qual o casamento da malograda Diana com o príncipe Carlos começou a ruir. A versão de Diana de Pablo Larraín não foi exatamente consensual entre os espetadores, mas a atriz escolhida pelo realizador chileno devido ao seu desempenho em 2016 no filme ‘Personal Shopper’ recebeu um mar de elogios, podendo arrecadar já no dia 9 de janeiro o Globo de Ouro de melhor atriz.

Também na cerimónia da Academia, a californiana que chegou à ribalta com a sua Bella na saga ‘Crepúsculo’ tem uma hipótese de arrecadar o Óscar de melhor atriz: a ‘Variety’ coloca-a como favorita num rol que inclui também Alana Haim, Olivia Colman e Nicole Kidman.



7. DENZEL WASHINGTON EM 'THE TRAGEDY OF MACBETH'

...
Denzel Washington Foto: A24

Onde poderá ver: Na plataforma Apple TV+, a partir do dia 14 de janeiro

Outra das ressurgências do ano veio de Denzel Washington. Ainda que nos últimos anos tenha escapado aos holofotes, o regresso foi em grande em ‘The Tragedy of Macbeth’, na adaptação da peça de William Shakespeare.

O nova-iorquino, agora com 67 anos, interpreta Lord Macbeth, e as opiniões sobre o seu desempenho foram bastante positivas, algo que, ainda que em menor escala, se pode aplicar identicamente a Frances Macdormand, a Lady Macbeth, com quem contracenou. Caso seja bem-sucedido, Denzel pode adicionar mais um prémio aos 2 Globos de Ouro (descontando o prémio honorário Cecil B. DeMille, em 2016) e 2 Óscares que já arrecadou.




8. JENNIFER LAWRENCE EM 'NÃO OLHEM PARA CIMA'

...
Jennifer Lawrence Foto: Netflix

Onde poderá ver: Atualmente nos cinemas e já na plataforma Netflix

A atriz norte-americana é, nesta lista, o nome que se prevê ficar mais distante das estatuetas, mas existe, contudo, a possibilidade de a sua interpretação na comédia da Netflix, ‘Não Olhem Para Cima.’  Foi, inegavelmente, dos filmes que mais furor fez nas redes sociais pela sátira feita à política norte-americana, assim como à sociedade em geral, no qual um cometa se prepara para atingir a Terra, levando a uma luta de poderes políticos e económicos, intencionalmente semelhante ao debate sobre as alterações climáticas.

Ao lado de J-Law no filme realizado por Adam McKay esteve Leonardo DiCaprio, cuja situação não é drasticamente distinta da colega, podendo também correr por fora por um Óscar – factualmente, estão ambos nomeados para os Globos de Ouro nas categorias de melhor ator ou atriz num filme de género musical ou comédia.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever