
Elon Musk nasceu na África do Sul, no seio de uma família disfuncional, que deixaria marcas numa infância pautada por um ambiente hostil em casa e de isolamento na escola, onde o agora magnata se fechava na sua concha, evitava o contacto social e era classificado como os professores como tendo uma espécie de atraso mental.
Apesar de tudo aquilo por que passou, Musk soube, na vida adulta, esquecer parte do que viveu e hoje manter um relacionamento saudável com a mãe e os dois irmãos, que moram nos Estados Unidos, enquanto que com o pai o convívio sempre ficou marcado por alguma tensão, uma vez que este protagonizava os ataques de fúria e violência que haviam de pautar a sua infância.
A mãe, Maye Musk, sempre trabalhou como modelo, ganhou concursos de beleza e chegou a desfilar em semanas de moda, tendo mais tarde continuado a trabalhar como manequim sénior - tem agora 76 anos - fazendo capa de revistas. Seguiu ainda uma carreira como nutricionista. Já a irmã, Tosca, é cineasta e produtora de conteúdos de entretenimento, tendo criado a a Passionflix, um serviço de streaming que se concentra no lançamento de adaptações cinematográficas de romances bestsellers, em 2017. Mãe e filha têm ambas carreiras bem sucedidas nos EUA e gostam de passar os tempos livros em viagens pelo mundo, que selam a união familiar. E uma das últimas trouxe-as precisamente ao nosso país.
"Explorar Lisboa com a família e amigos. A minha primeira vez. Uma cidade tão linda", escreveu Maye Musk em julho do ano passado, quando esteve em Portugal pela primeira vez. Lisboa foi o destino escolhido para que família e amigos celebrassem antecipadamente os 50 anos de Tosca Musk, que revelou que a escolha não podia ter sido mais perfeita.
"Portugal, és o meu preferido", escreveu a produtora numa série de imagens em que se mostrava a conhecer a cidade de Lisboa, mostrando-se apaixonada. Entre passeios pelas zonas mais emblemáticas da capital, almoços em boa companhia, houve ainda tempo para mergulhos no mar e aulas de surf para os mais novos.
Curiosamente, no mesmo mês em que Maye e Tosca estiveram em Lisboa, cerca de duas semanas antes, Elon Musk foi visto a chegar ao Aeródromo de Tires, sendo que nunca ficaram completamente claras as razões da visita. Especula-se, no entanto, que se tratou de uma viagem de negócios, com a visita a funcionar como uma prospeção ao lítio português, matéria-prima essencial para as baterias dos veículos elétricos da Tesla.
Além de Tosca, Elon tem ainda outro irmão, Kimbal, que é seu parceiro nos negócios, sendo também acionista da Tesla.
A NOVA VIDA AO LADO DE TRUMP
Desde que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos e apostou em Musk como uma espécie de braço direito que o magnata, dono da Tesla, passou a merecer ainda mais atenção mediática. Entre os encontros mais recentes com o presidente dos EUA, há um momento que acabaria por se tornar viral, com o empresário a surgir com o filho mais novo durante uma conversa com os jornalistas na sala oval da Casa Branca.
A criança mostrou-se bem-disposta e não teve problemas em interromper o pai, enquanto este falava, sendo que Musk reagiu sempre com boa disposição.
É apenas um dos 12 filhos de Musk, de várias mães diferentes. A criança é fruto de um dos seus relacionamento considerado mais estável, com a artista canadiana Grimes, com quem teve dois filhos. Em entrevista, ela contou que no primeiro encontro amoroso, Musk a levou à fábrica da Tesla e lhe fez um questionário sobre o 'Senhor dos Anéis', mas que os dois se entendiam naquilo que descreviam como e estranho mundo que partilhavam. Tiveram dois filhos e tudo parecia correr bem, até que a cantora foi surpreendida com a notícia de quem em simultâneo, o companheiro era pai de gémeos com Shivon Zilis, diretora de operações e projetos especiais da Neuralink, uma das empresas de Musk.
"Ele quer que as pessoas tenham filhos", sublinhou Shivon Zilis, mãe dos bebés nascidos em 2021, ao autor da última biografia de Musk.
Como pai, diz-se que transmite uma "doçura" acima da média, e uma preocupação acrescida com as crianças que herdaram alguns dos seus traços: tem um filho com autismo e mostra-se especialmente atento a Damian, o mais introvertido, que aos oito anos anunciou que era vegan e é considerado um prodígio da música clássica e da matemática.