
Carolina do Mónaco é a única dos três filhos de Rainier e Gracia Patrícia – a eterna Grace Kelly – que pode e deve ser chamada de Alteza Real. Este título, no entanto, não lhe vem de berço. Embora tenha nascido num palácio e seja filha de um príncipe, não é Alteza Real por nascimento. Carolina só tem direito a este tratamento real pelo seu casamento com Ernst de Hannover. Ele sim, pertence a uma das mais importantes e tradicionais casas reais da Europa: a conhecida Casa de Hannover que governou Hannover [Alemanha], Grã-Bretanha, Irlanda e o Império Britânico em vários momentos dos séculos XVII a XX.
Ainda que Carolina e Ernst já não vivam há quase 15 anos sob o mesmo teto e sigam vidas completamente separadas, a princesa monegasca usufrui do título adquirido pela sua união com o príncipe alemão? Mantém! Pois mesmo não tendo uma vida conjugal, o casal continua oficialmente casado por vontade da irmã de Alberto II do Mónaco. Não é segredo para ninguém que é Carolina que insiste em não dissolver o casamento. Há quem não perceba a razão pelas quais insiste em manter-se ligada a Ernst de Hannover, pai da sua filha mais nova, a princesa Alexandra, já que o alemão foi pródigo em envergonhá-la dia sim, dia não.
O PRÍNCIPE DOS ESCÂNDALOS
Não dá para esquecer que o alemão é o príncipe dos escândalos. Ele, que completou 70 anos esta semana, protagonizou polémicas sem fim. Quase todas acabavam por ter eco na imprensa. Carolina quebrou e não aguentou manter-se ao lado de um homem que bebia sem medida e que não se importava em colocá-la em situações bastante embaraçosas ao ponto de ser regularmente notícia nas páginas dos jornais e das revistas. Chegou, inclusivamente, a ser preso. Algo impensável para a princesa que é defensora acérrima dos bons costumes e das boas práticas.
Tentou até não aguentar mais. Em 2009, o casal separou-se, sem, contudo, se divorciar. Por isso, Carolina mantém o estatuto de mulher casada. Já lá vão quase 15 anos e, ainda assim, nunca mais se viu Carolina com mais nenhum homem. Ao contrário do que tem acontecido com Ernst. Depois de deixar o Mónaco e a mãe da sua filha Alexandra, o príncipe alemão já viveu vários amores e desamores. Teve, ao que se diz, um romance com a portuguesa Madalena Bensaúde, que esteve no casamento de Christian, o filho mais novo do príncipe de Hannover. Segundo a imprensa alemã, o Ernst e a empresária portuguesa conheceram-se em Munique.
AS RAZÕES DE CAROLINA PARA CONTINUAR CASADA
E ainda assim – ou seja mesmo tendo o marido uma vida sentimental pública com outras mulheres – Carolina manteve-se firme na vontade de não se divorciar. Quais são, então, as razões da princesa monegasca para manter este casamento de fachada? Diz-se que, em primeiro lugar, é não estar disposta a perder os seus títulos reais. Quer continuar a ser Sua Alteza Real, princesa de Hannover, duquesa de Brunswick-Lunebourg. Contudo, as verdadeiras intenções de Carolina não serão tão fúteis. Por trás da decisão da irmã de Alberto II do Mónaco está na verdade algo mais palpável que um mero título real.
Segundo a imprensa alemã – com a revista Bunte à cabeça -, existirá um pacto entre a princesa do Mónaco e os dois filhos mais velhos de Ernst, frutos do primeiro casamento com Chantal Hochuli. Esse acordo entre madrasta e enteados terá como objetivo a preservação do património familiar. Ernst August de Hannover, o primogénito, tem uma disputa com o pai por causa das propriedades da família. É ele que administra a fortuna dos Hannover e as guerras entre pai e filho já chegaram inclusivamente a tribunal.
PROTEGER UMA HERANÇA MILIONÁRIA
Mas para além do suposto acordo, o que mexeu verdadeiramente com a irmã de Alberto II do Mónaco foi o facto do príncipe alemão ter ameaçado divorciar-se dela para voltar a casar e ter outros filhos. E este, sim, é o verdadeiro calcanhar de Aquiles de Carolina. Ela não está de modo algum interessada em que a sua filha tenha de dividir uma futura herança por parte do pai – avaliada em cerca de 574 milhões de euros – com mais herdeiros, para além daqueles que já existem. Quer isto dizer que a princesa do Mónaco só não assina os papéis do divórcio de modo a proteger os interesses da filha Alexandra.
Com ou sem divórcio, a verdade é que Ernst de Hannover não deixou de fazer a sua vida. Há cerca de dois anos, o príncipe alemão encontrou, finalmente, a estabilidade sentimental ao lado da espanhola Claudia Stilianopoulos, 20 anos mais nova do que ele. Por amor, o ainda marido de Carolina mudou-se para Madrid deixando para trás a sua tão amada Alemanha e Áustria, país onde tem propriedades e onde também passou longas temporadas. Na capital espanhola, o príncipe leva agora uma vida mais discreta e os escândalos já deixaram de lhes estar associados. Ernst, parece que, enfim, mudou.
UM NOVO AMOR EM MADRID
Mas vamos agora a Claudia Stilianopoulos, ela que é a mulher que pode destruir o sonho de Carolina de se manter casada. Basta a espanhola querer muito casar-se com o alemão para que a irmã de Alberto se veja obrigada – a bem ou a mal – a conceder o divórcio ao ainda marido e mudar o seu estado civil. A escultora é filha de Pitita Ridruejo, uma conhecida escritora e socialite espanhola, e de José Manuel 'Mike' Stilianopoulos, um diplomata filipino. Tem duas filhas, Olivia e Casilda, de uma relação anterior [que durou 17 anos] e poderá converter-se na próxima princesa de Hannover "roubando" o título à monegasca.
A artista vive com as duas filhas e o príncipe é presença habitual na casa-palácio que tem em Madrid. Dona de uma galeria, Claudia ganha a vida a vender obras de arte enquanto se dedica, em simultâneo, a vários outros projetos artísticos, como é o caso da Fundación Pios Project. A espanhola conheceu o príncipe alemão no verão de 2021 em Ibiza, onde Ernst passava férias na companhia do filho Christian e da mulher deste, Sassa de Osma. Agora, só resta saber se este namoro acabará no altar com juras de amor eterno.