'
Milhões

Quem é Nasser Al-Khelaifi, o magnata do Qatar que manda no Paris Saint-Germain... e pode estar prestes a contratar Ronaldo

Tentou e conseguiu chamar as atenções internacionais depois de reunir Sergio Ramos, Neymar e Messi no mesmo clube, mas mantém as suas relações pessoais fechadas a sete chaves. Conheça o poderosíssimo homem de quem se fala e que ainda pode ter um trunfo na manga.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
12 de agosto de 2021 às 22:00
Nasser Al-Khelaifi, Lionel Messi
Nasser Al-Khelaifi, Lionel Messi
Nasser Al-Khelaifi, Neymar
Rafa Nadal, Nasser Al-Khelaifi
pub
Leonardo Di Caprio, Nasser Al-Khelaifi
Gabi Muguruza, Nasser Al-Khelaifi
Nicolas Sarkozy, Nasser Al-Khelaifi
pub
David Beckham, Nasser Al-Khelaifi
Nasser Al-Khelaifi
Nasser Al-Khelaifi, Lionel Messi
Nasser Al-Khelaifi, Neymar
Rafa Nadal, Nasser Al-Khelaifi
Leonardo Di Caprio, Nasser Al-Khelaifi
Gabi Muguruza, Nasser Al-Khelaifi
Nicolas Sarkozy, Nasser Al-Khelaifi
David Beckham, Nasser Al-Khelaifi
Nasser Al-Khelaifi

Até começou no desporto, mas foi como empresário que Nasser Al-Khelaifi chegou à fama. Filho de uma família de pescadores de pérolas em Doha e antigo tenista, sem grande sucesso a nível internacional, viu-lhe serem abertas muitas portas quando, enquanto adolescente, treinava nos 'courts' com o filho do emir do Qatar, na altura herdeiro ao trono.

Encontrou na Qatar Sports Investment um elevador para as elites em 2011: depois da aquisição, no mesmo ano, por parte da QSI do clube de futebol francês Paris Saint-Germain, Nasser tornou-se na pessoa mais poderosa do futebol gaulês e uma das mais poderosas do futebol mundial, assim como num dos homens mais ricos à escala global. 

Chegou ao desporto numa altura em que o impacto do Qatar no mesmo tem crescido a olhos vistos, levando a que seja mesmo acusado de 'sportswashing', isto é, utilização do desporto para 'limpar' a fama do país, frequentemente acusado de desrespeito aos direitos humanos - nomeadamente ao nível da homofobia, ser homossexual no Qatar é ainda ilegal e acarreta uma pena de até 7 anos de prisão - e de não ter eleições livres e justas, com liberdades limitadas a nível político, assim como da imprensa. 

O poderio do Qatar ficou conhecido de todos quando conseguiu o estatuto de país organizador do Mundial de 2022, numa escolha altamente controversa e que já causou milhares de mortes durante a construção dos estádios, e o Qatar foi ou é também o organizador de competições de peso em andebol, atletismo e Moto GP. Adicionalmente, a federação de futebol já conseguiu incluir a seleção no lote de convidados das duas competições de seleções do continente americano.

Mas, voltando a Nasser e ao PSG: a contratação daquele que para muitos é o melhor jogador da história, Lionel Messi, neste verão, é apenas o passo final de um projeto que já levou a Paris alguns dos maiores craques do desporto-rei, como David Beckham, em 2013, Neymar, em 2017 – a transferência do brasileiro, por mais de 200 milhões de euros, é ainda a mais cara de sempre - ou Sergio Ramos, já em 2021. Fora do futebol, é ainda diretor da cadeia televisiva catari BeIN e da Federação de Ténis do Qatar.

A carregar o vídeo ...
Recebido com louvores por milhares. Messi é apresentado no estádio do PSG

A SIGILOSA VIDA PRIVADA... 

O grande mistério do empresário de 47 anos é, contudo, a sua vida privada, em grande parte desconhecida da esfera pública. Crê-se que tem mulher e quatro filhos, todos residentes no Qatar, mas não existe qualquer informação concreta: afirma a ‘Vanitatis’ que nem esse facto é comproavável. Existiram rumores que teria uma filha atriz que trabalhava em Espanha, mas não tiveram qualquer confirmação. Conta a publicação espanhola que não só não tem quaisquer redes sociais, como nunca foi sequer visto junto da suposta companheira, ainda que Nasser nunca se tenha coibido de ter ao seu lado caras como as de Rafael Nadal, Nicolas Sarkozy ou Leonardo Di Caprio.

O que é certo é que Nasser veio para ficar e, independentemente das polémicas (já foi acusado por várias ocasiões de corrupção entre 2017 e os dias de hoje), tornou-se numa figura incontornável para já do desporto e da sociedade francesa, mas talvez não se fique por aqui.

É que um novo trunfo pode estar a caminho do PSG. O nome de Cristiano Ronaldo não para de ser falado na imprensa desportiva. Mal Messi tinha assinado já a imprensa espanhola voltava a dar o português como "a caminho" do novo clube galatico. Aguardam-se, assim, cenas dos próximos capítulos. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável