'
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

Quem é Rebeca Caldeira, a nova 'dona' do Instagram que já começou a irritar as 'invejosas': "É possidónia"

Em menos de um ano, enquanto gozava com o marido beto ou usava o seu sarcasmo para brincar com as situações mais inusitadas do dia a dia, influenciadora chegou aos 300 mil seguidores. E com a fama meteórica chegaram os primeiros inimigos. Sucesso crescente de Rebeca dá-lhe o primeiro travo amargo: o ataque das 'rivais'.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
17 de julho de 2025 às 20:40
Quem é Rebeca Caldeira, a nova 'dona' do Instagram que já começou a irritar o burgo da fama: "É possidónia"
Rebeca Caldeira, influenciadora digital, ganha destaque nas redes sociais
Rebeca Caldeira recebe carinho do marido, Martim, e destaca sucesso no Instagram
Rebeca Caldeira, influencer, enfrenta críticas após relatar roubo doméstico e divide opiniões sobre fama e estilo de vida
Rebeca Caldeira, fenómeno do Instagram, ganha destaque e gera burburinho no mundo digital português
Rebeca Caldeira conquista Instagram e gera debate sobre fama e influenciadores em Portugal
Rebeca Caldeira ganha destaque no Instagram com humor e autenticidade
Rebeca Caldeira, influenciadora, ganha destaque e gera debate no mundo digital
Rebeca Caldeira ganha destaque nas redes sociais
Rebeca Caldeira, influenciadora digital, ganha destaque nas redes sociais
Rebeca Caldeira recebe carinho do marido, Martim, e destaca sucesso no Instagram
Rebeca Caldeira, influencer, enfrenta críticas após relatar roubo doméstico e divide opiniões sobre fama e estilo de vida
Rebeca Caldeira, fenómeno do Instagram, ganha destaque e gera burburinho no mundo digital português
Rebeca Caldeira conquista Instagram e gera debate sobre fama e influenciadores em Portugal
Rebeca Caldeira ganha destaque no Instagram com humor e autenticidade
Rebeca Caldeira, influenciadora, ganha destaque e gera debate no mundo digital
Rebeca Caldeira ganha destaque nas redes sociais

E de repente, poucos eram aqueles que não tinham ouvido falar dela. De perfeita desconhecida a fenómeno do Instagram, Rebeca Caldeira – o nome fica no ouvido – chegava a todas as franjas com as piadas sobre Martim, o marido beto, pai dos seus dois filhos, e a forma como desconstruía o seu mundo. Dos 0 aos 300 mil seguidores foi um tirinho e, pelo meio, Cristina Ferreira também lhe acharia piada, o que serviu de rampa de lançamento para atingir um outro nível de mediatismo.

"Antes, ficava mesmo ansiosa com o facto de não saber o que queria da vida, não tinha uma vocação para nada. Só há pouco tempo é que comecei a descobrir aquilo de que realmente gostava. Aliás, eu sabia que gostava de comunicar, mas não sabia o que fazer com isso", explicou em entrevista, sobre a descoberta daquilo que a movia na vida.

Com o sucesso, ganhou coragem para mudar de vida e dedica-se agora a tempo inteiro ao digital, o que lhe tem valido inúmeros contratos publicitários - o mais recente para o McDonald's - tornando-a na nova queridinha das redes socais, e que, de repente, deixava outros nomes fortes para trás, numa ultrapassagem 'pela direita'  que começa a gerar algum burburinho entre aqueles que dedicam a sua vida a influenciar o próximo.

Porque se é verdade que as portas se têm aberto com o seu próprio esforço, muitos têm esquecido o que está para trás e só vêm que, de repente, Rebeca tem, sim, todas as portas abertas. Em coisas de meses, já andou a fazer reportagem na TVI, tem o seu próprio canal de Youtube e provavelmente nem conseguirá aceitar todas as propostas que lhe fazem, o que a expõe à inveja e aos inimigos, num meio por vezes demasiado pequeno para tantos que querem ser influência de alguém.

O mesmo é dizer que se até aqui Rebeca apenas tinha sido brindada com o lado cor-de-rosa da fama, a exposição em larga escala deixou-a exposta à crítica e a primeira ferroada já se fez sentir.

Aconteceu depois de Rebeca Caldeira ter partilhado, através das redes sociais, um episódio que tinha acontecido em sua casa, na qual dava conta que uma empregada tinha usado o seu cartão de crédito durante uma semana, sem que se apercebesse disso. "Tive uma pessoa a trabalhar em minha casa durante uma semana que me roubou um cartão de crédito, não reparei. Andou a utilizar o cartão de crédito a semana inteira para ir trabalhar de Uber, andava a encomendar Glovos, gastou em Bershka, Stradivarius, enfim, gastou mil cento e qualquer coisa euros”, explicou num vídeo colocado no Instagram.

Apesar de tudo, a situação acabou por ter um final satisfatório: “Nós só percebemos passados 15 dias, ela já não estava lá a trabalhar. Falámos com ela, ela admitiu, entretanto já pagou o valor. Quando puserem alguém a trabalhar em vossa casa, que é o vosso espaço privado, onde vocês têm muita coisa vossa, peçam um cadastro criminal à pessoa, não tenham problemas em pedir", recomendou.

O episódio foi alvo de comentário no programa 'Passadeira Vermelha', onde Joana Latino não se aguentou. Foi com tudo contra a influenciadora digital, não poupando nas críticas, acusando-a de ter falta de noção da realidade. "

"É possidónia até à quinta casa", começou por afirmar a comentadora. "O que ela quis dizer foi que tinha uma empregada, o que quis dizer ao mundo foi 'eu tenho pessoas que vão lá trabalhar em casa porque agora sou influencer'. Depois, 'ai que horror, a empregada roubou-me' mas quando vais a ver como é que a empregada roubou…isto para mim é tudo surreal. Isto é uma pessoa que vive em Nárnia! (…) É uma possidónia, uma nova rica."

Foi um primeiro embate que, nas entrelinhas, pode ser lido como a confirmação da fama que entretanto atingiu.

MAS QUEM SÃO AS GRANDES INFLUENCIADORAS PORTUGUESAS?

Face às críticas, Rebeca bem que poderia dizer para não se preocuparem, que há espaço para todos. Na certeza de que não haverá, a verdade é que há muitos rostos que ganham destaque no digital e em diferentes segmentos, porque cada influenciador tem a sua valência e raio de ação. Mostramos-lhe quem são as mais badaladas do momento.

MADALENA ABECASIS

Madalena Abecasis é um daqueles casos que ninguém sabe explicar ao certo como é que se tornou tão famosa, mas a verdade é que num dia não a conhecíamos, no outro estávamos a rir-nos das piadas e da forma descomplicada como se movia com uma série de filhos a tiracolo e no outro expressões como ‘Tia Lena’ e ‘Sou boa ao longe’ já faziam parte do nosso vocabulário. De lá para cá, ela atingiu a impressionante marca de 700 mil seguidores nas redes sociais, viu milhares e milhares de pessoas partilharem os seus conteúdos e, literalmente, deixou de ter mão para tantos presentes, convites e mensagens que recebia. Hoje, apesar de manter o registo de uma tia de Cascais que faz do humor a sua bandeira, muito mudou com o seu rumo a estar agora nas mãos de uma agência, que isto de influenciar o outro é uma coisa séria.

JESSICA ATHAYDE

Quando ainda mal se falava de mulheres reais e o mundo ainda estava muito voltado para aquela perfeição típica de Photoshop, já Jessica Athayde se mostrava como, no fundo, todas somos: um  pequeno defeito aqui, a celulite visível acolá, numa jornada de autoconhecimento que a tornou numa espécie de embaixadora em prol do empoderamento feminino. Pioneira no adeus aos filtros e às redes sociais onde tudo parece um sonho, disse, aquilo que muitas pensam, mas não têm coragem de apregoar ao mundo. Não, não gostou de estar grávida. Não, não se apaixonou pelo filho ainda na barriga e não, também não vivia um conto de fadas ao lado de Diogo Amaral. E foi essa verdade tão banal do dia a dia que destoou de um mar de aparências e conquistou.

CATARINA GOUVEIA

Se diferentes influenciadoras servem diversos propósitos, o de Catarina Gouveia será certamente o de mostrar como a vida pode ser bela, apesar de todos os ‘ses’. Defensora de um estilo de vida saudável, de uma parentalidade respeitadora e do amor, não nos impõe o seu modo de estar, mas dá-nos vontade de procurar também um bocadinho desse equilíbrio interior, em que corpo e mente andam de mãos dadas. Não agradará a todos  e provavelmente aqueles que lhe acham graça, dificilmente seguirão influenciadoras mais terra a terra, mas não deixa de ser um alerta para que, no meio da correria que é a vida, é importante pararmos para escutar aquilo que o nosso corpo nos diz e sermos mais empáticos neste universo.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável